Consulta online

Bases USP

Acervos FAU

Portal de busca que integra os recursos informacionais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, sob responsabilidade da Seção Técnica de Materiais Iconográficos da Biblioteca da FAUUSP, da Seção Técnica de Audiovisual (FotoVídeo FAUUSP) e da Seção Técnica de Produção Editorial (LPG FAUUSP).

Acrópole Digital

Revista especializada em arquitetura e urbanismo, publicada entre 1938 e 1971. Coleção completa digitalizada: 391 fascículos e mais de 23 mil páginas disponíveis para pesquisa.

Arquigrafia

Ambiente colaborativo, sem fins lucrativos, dedicado à difusão de imagens de arquitetura, com especial atenção à arquitetura brasileira. O projeto conta com parceria da Biblioteca da FAUUSP e por isso, aos poucos, as coleções de diapositivos (slides) e fotografias estão sendo disponibilizadas para consulta ao compor a rede Arquigrafia.

Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP

Reúne a coleção de mapas impressos pertencentes ao antigo Banco Santos e cedidos ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), por determinação da Justiça Federal do Estado de São Paulo. Além de disponibilizar os mapas em alta resolução, o site oferece informações cartobibliográficas, biográficas, dados de natureza técnica e editorial; assim como verbetes explicativos que procuram contextualizar o processo de produção, circulação e apropriação das imagens cartográficas.

Biblioteca Digital de Obras Raras

Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e de Documentação Histórica da USP. Oferece a versão digital de diversos tipos de materiais raros e especiais como livros, revistas, mapas, desenhos, folhetos e outros disponíveis fisicamente em uma das bibliotecas da USP, cobrindo do século XV ao XX.

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da USP

Sistema de gestão e disseminação da produção científica, acadêmica, técnica e artística gerada pelas pesquisas desenvolvidas na USP. Além de garantir a preservação da memória institucional, oferece aos autores e equipes das bibliotecas estrutura para autoarquivamento da produção das diferentes unidades e tipologias contribuindo para a geração de indicadores.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Criada em 2001, porém apenas a partir de 2007 passou a ser obrigatório o depósito dos trabalhos. Reúne texto completo de dissertações, teses e teses de livre docência defendidas na USP.Integrada ao Portal de Busca Integrada.

Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos

Inicialmente desenvolvida, aos moldes da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, para atender às necessidades da Escola de Engenharia de São Carlos, expandiu-se ao permitir o depósito de trabalhos acadêmicos produzidos nas demais unidades da USP. Nela podem ser depositados: Relatório de estágio; Relatório técnico; Trabalho de aperfeiçoamento; Trabalho de Conclusão de Curso de graduação e especialização (TCC); Trabalho de Iniciação Científica (TCI); Trabalho de Graduação Integrado (TGI) e outros trabalhos.

David Libeskind

Portal que disponibiliza os dados dos projetos desenvolvidos pelo arquiteto David Libeskind e que integram o acervo iconográfico da Biblioteca da FAUUSP.

Dedalus

Acesso livre para consulta à coleção de todas as bibliotecas da USP. Nesse sistema os usuários cadastrados nas bibliotecas podem gerenciar suas contas e operações de empréstimo como renovar e reservar itens.

Índice de Arquitetura Brasileira – fora do ar

Catálogo dos artigos publicados em revistas nacionais, pertencentes à coleção da Biblioteca da FAUUSP, dedicadas à arquitetura, planejamento urbano, arquitetura paisagística, desenho industrial, comunicação visual, tecnologia da arquitetura e outras afins.

Os sete volumes do Índice de Arquitetura Brasileira (1950 a 1995) foram digitalizados, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com o propósito de preservação e podem ser consultados a partir dos links abaixo:

1950-1970

1971-1980

1981-1983

1984-1989

1990-1991

1992-1993

1994-1995

Portal da Busca Integrada

Portal da Busca Integrada permite, em interface única, a pesquisa, identificação e acesso a fontes de informação impressas e digitais que pertencem às coleções de todas as bibliotecas da USP; às coleções de bibliotecas parceiras (Unicamp e Unesp); conteúdos relevantes de acesso aberto; e conteúdos gerenciados por fornecedores internacionais (adquiridos por assinatura e cujo é restrito à comunidade USP por reconhecimento de IP). Nesse sistema os usuários cadastrados nas bibliotecas podem gerenciar suas contas e operações de empréstimo como renovar e reservar itens. Usuários USP podem ainda ter acesso a textos completos online (conteúdos com reserva de direitos autorais e assinados pela universidade); inserir resenhas e tags em documentos de seu interesse; manter espaço pessoal para armazenamento de referências selecionadas; exportar bibliografias básicas para aplicativos externos.

Portal de Livros Abertos da USP

Disponibiliza livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e funcionários técnicos e administrativos da USP.

Revistas USP

Reúne as revistas publicadas na USP por unidades de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisas de docentes e alunos da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas. Integrado ao Portal de Busca Integrada e à Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP. As revistas publicadas pela FAU participam do Portal: LABVERDE, Paisagem e Ambiente e Pós.

Revistas eletrônicas de A a Z

Lista de títulos internacionais assinados pela USP ou pela Capes. Importante observar o período disponível para consulta, em alguns casos está disponível apenas um período restrito de publicação.

 

 

 

Bases de Dados de interesse para a FAU

Lista completa das bases de dados assinadas pela USP ou pela Capes, com descrição de seus temas e conteúdos, disponíveis para consulta nos campi ou por acesso remoto via conexão VPN para alunos, ex-aluno, docentes e funcionários. As bases reúnem, majoritariamente, artigos publicados em revistas internacionais, mas também normas técnicas. Algumas oferecerem texto completo dos artigos em formato HMTL ou PDF, outras oferecem apenas o resumo e os artigos podem ser obtidos, algumas vezes, na coleção física das bibliotecas da USP ou em bibliotecas conveniadas.]

No site do AGUIA está a lista completa de bases assinadas pela USP e pela Capes, porém para os pesquisadores da FAU, destacamos algumas:

ABNT – Portal GedWeb
Normas técnicas nacionais e do Mercosul, além de 360 mil legislações de órgãos reguladores nacionais, como INMETRO, ANEEL, ANVISA, dentre outros. Em caso de dúvida, confira o tutorial.

ArchNet
Portal de fontes de informação e recursos online internacional mantido por arquitetos, planejadores, urbanistas, paisagistas, conservacionistas e eruditos, com foco em culturas e civilizações muçulmanas.

ArtFullText
Anteriormente conhecido com Art Index. Oferece texto completo de artigos publicados em mais de 600 revistas dedicadas história de arte e crítica, arquitetura e história arquitetônica, arqueologia, antiguidades, estudos de museus, artes gráficas, design industrial, arquitetura da paisagem, design de interiores, arte popular, pintura, fotografia, cerâmica, escultura, artes decorativas, vídeo, filmes, arte publicitária e muito mais.

ASTM International
Mais de 12 mil normas técnicas ativas utilizadas na padronização das áreas de design, produção industrial e comércio e aplicáveis a materiais, sistemas, produtos e serviços. Além da Digital Library com periódicos em texto completo e a SpecialTechnicalPublications (STP) – publicações técnicas especiais apresentadas em simpósios organizados pelos Comitês Técnicos da ASTM e manuais (informações práticas) e monografias (informações técnicas avançadas) da Sociedade.

CrossRefSearch
Permite identificar na web por textos publicados em revistas de editoras com conteúdos acadêmicos e de pesquisa. O acesso ao texto completo estará condicionado ao acesso livre ou à assinatura da revista.

GettyResearch Portal
Catálogo multilíngue e multicultural que fornece acesso livre a textos completos em domínio públicopara o estudo da arte, arquitetura, cultura e áreas afins.
Gedweb

JSTOR – ArtsandSciences
JSTOR é uma biblioteca digital de revistas acadêmicas, livros e fontes primárias. Reúne títulos nas áreas de arte e história da arte, artes cênicas, arquitetura e urbanismo, ciências sociais, ciência política, ciências humanas, cinema, comunicação, direito, economia, estética, folclore, história, línguas e literatura, música, religião.

MUSE
Project MUSE texto completo de artigos publicados em periódicos especializados em Ciências Humanas: artes, ciências sociais, comunicação, economia, educação, linguística, ética, ciência e teoria política, sociologia, filosofia, entre outras.

RIBA Online – Library Catalogue
Catálogo referencial para artigos publicados em mais de 300 dos periódicos.

RIBA Online – RIBApix
Coleção iconográfica do Royal Institutof British Architects (RIBA).

Scopus
Oferece ter uma visão ampla do que está sendo publicado cientificamente sobre um tema; encontrar informações sobre artigos e revistas, citações e referências, métricas de impacto, além de autores e instituições de todas as áreas de conhecimento. Reúne informações de aproximadamente 23.000 títulos de revistas de mais de 5.000 editoras, além de patentes, trabalhos de eventos e e-books.

SociologicalAbstracts
Base referencial de literatura internacional sobre sociologia, ciências sociais e comportamentais, bem-estar social; sociologia rural e urbana; estudos sobre poder e violência; serviços de assistência social; estudos sobre a mulher; fenômenos das massas e interações políticas e afins publicada em mais de 1.700 títulos de periódicos, livros, capítulos de livros, dissertações e trabalhos apresentados em congressos. Inclui as referências bibliográficas citadas nos artigos com links para o documento, possibilitando a localização de mais artigos potencialmente relevantes sobre o mesmo tema.

UrbanStudies Abstracts
Base referencial dedicada à disciplina de estudos urbanos, desenvolvimento comunitário, história urbana, cidades, ciências sociais, crescimento urbano, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, ecologia, espaços públicos, geografia, história, história das cidades, meio ambiente, metrópoles, mobilidade, moradia, planejamento urbano, pobreza, políticas urbanas, revitalização urbana, transporte, urbanismo e mais.

Web of Science
Base multidisciplinar que indexa os 9.000 periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram.

Outros links de interesse

Portal de Periódicos Capes

Oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 37 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados de resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Criada em 2001, porém apenas a partir de 2007 passou a ser obrigatório o depósito dos trabalhos. Reúne texto completo de dissertações, teses e teses de livre docência defendidas na USP.Integrada ao Portal de Busca Integrada.

Expediente

Biblioteca do
Edifício Vilanova Artigas (Cidade Universitária)
Contato:
E-mail: bibfauatend@usp.br, bibfau@usp.br
Horários de funcionamento
Período letivo: De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h (empréstimos e devoluções até 20h45)
Período de férias: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (empréstimos e devoluções até 17h45)

Comissão Assessora da Direção junto ao Serviço Técnico de Biblioteca
Contato:
conselhobibfau@usp.br
+55(11)3091-4519 / 4679

Seção Técnica de Materiais Iconográficos e Sala de Obras Raras
Contato:
Materiais Iconográficos: maticon_bibfau@usp.br
Obras  Raras: obrasrarasfau@usp.br
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento mediante agendamento com antecedência mínima de 24h. Entrar em contato especificando os materiais e o motivo da consulta, com sugestões de data e horário

Biblioteca do
Edifício Vila Penteado (FAU Maranhão)
Edifício fechado para reforma

Páginas relacionadas