Histórico

Criada em 1948 simultaneamente à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), a Biblioteca da FAUUSP é uma das mais importantes bibliotecas universitárias especializada nas áreas de arquitetura, urbanismo, design e artes visuais. É também responsável por um dos maiores acervos de desenhos originais de arquitetura existentes em universidades brasileiras.

Funcionando inicialmente em prédio doado pela família Alvares Penteado na rua Maranhão – a Vila Penteado, projetada por Carlos Ekman –, o curso de graduação e a biblioteca foram transferidos em 1969 para a Cidade Universitária, em edifício de autoria de João Batista Vilanova Artigas.

Com o passar dos anos, a Biblioteca enriqueceu sua coleção bibliográfica e ampliou suas atividades e setores, sempre oferecendo serviços diferenciados de auxílio à pesquisa na sua área de abrangência como, por exemplo, o Índice de Arquitetura Brasileira, criado em 1950, a partir da indexação de artigos de revistas nacionais de arquitetura. Na década seguinte, foi criado um setor para abrigar a coleção de materiais especiais, em suportes variados, dentre os quais destacam-se os negativos em vidro do Escritório Técnico Ramos de Azevedo, fotografias de obras arquitetônicas e interiores, diapositivos e os desenhos originais de importantes arquitetos, engenheiros e escritórios paulistas ligados ao projeto e à construção.

A partir de 1972 a Vila Penteado passa a abrigar a Pós-graduação da FAUUSP e, em 1974, é criada, nesse mesmo edifício, uma biblioteca ramal que passou a ser chamada Biblioteca da Pós-Graduação, inicialmente composta pelas aquisições dos acervos das empresas de planejamento Asplan S.A. e Sagmacs. Paulatinamente, foram acrescentados os materiais de referência para as disciplinas ministradas na pós-graduação, doações de acervos de professores, trabalhos programados dos discentes, dissertações e teses. Hoje a Biblioteca no Edifício da Vila Penteado está constituída de acervo somente para consulta, quando reaberta após reforma as instalações do edifício, com as dissertações e teses defendidas na FAUUSP, além de obras consideradas históricas e especiais.

As atividades desempenhadas em uma biblioteca demandam profissionais especializados que, apesar de teoricamente divididos em seções com atribuições específicas, precisam trabalhar em sintonia.

Páginas relacionadas
window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date());gtag('config','G-1Y152RWM2K' ,{ 'anonymize_ip': true });