Cursos

Cursos que envolvem prática ou aprendizagem pós-formação acadêmica. Do ponto de vista profissional, é o conjunto de esforços necessários ao profissional para acompanhar as mudanças da sua área de atuação.
  • Especialização_ O Curso de Especialização é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, com duração mínima de 360 horas. Deve ser constituído como um sistema organizado de uma ou mais disciplinas, que visa a qualificar profissionais em campo determinado de conhecimento. De natureza técnico-profissional, possibilita aos interessados, graduados, aprofundar seus conhecimentos e competências em uma determinada área, aprofundando o ensino de graduação.
  • Aperfeiçoamento_ Com carga-horária mínima de 180 horas, o Curso de Aperfeiçoamento é um sistema organizado de uma ou mais disciplinas, ministrado somente a alunos graduados, com o objetivo de ampliar conhecimentos em campos específicos da atividade profissional.
  • Atualização_ Visa difundir o progresso do conhecimento em determinadas áreas ou disciplinas. Com carga horária mínima de 30 horas, é destinado aos interessados em rever e aprimorar suas atividades profissionais, além de interagir com profissionais da área. São destinados a graduados que desejam ampliar conhecimentos em sua área de interesse ou conhecer novas áreas de atuação, melhorando sua capacitação profissional.
  • Difusão_ O Curso de Difusão visa divulgar conhecimentos e técnicas à comunidade, com 4 a 30 horas de duração. Destina-se ao público em geral, ficando a cargo do coordenador o estabelecimento de pré-requisitos mínimos.

Formação Profissional

Atividades que visam qualificar, desenvolver ou aperfeiçoar habilidades próprias de uma profissão, diferindo das atividades de “Educação Continuada” pelo caráter eminentemente prático desenvolvido em seus projetos de formação através do treinamento em serviço.

  • Prática Profissionalizante_  A Prática Profissionalizante visa aprimorar o exercício da atividade profissional. Destinados aos profissionais da saúde (mas não só), que vem ampliar seus conhecimentos em determinada área, em sistema de reciclagem, para obter aprimoramento específico e definido, destinado e aplicado em trabalho profissional de caráter pessoal ou em atividade institucional de natureza universitária. Para graduados.
  • Programa de Atualização_ O Programa de Atualização visa desenvolver no participante um conhecimento ou uma técnica em determinada área ou disciplina, destinando-se ao público em geral, sem exigência de escolaridade mínima.
  • Residência_ Residência é um programa no âmbito das atividades de extensão previstas no Estatuto da USP.  Consiste em educação em trabalho, posterior ao curso de graduação, com atividades práticas e teóricas academicamente supervisionadas. No campo da Arquitetura e Urbanismo, a Residência tem como objetivo melhor qualificar arquitetos urbanistas em início de carreira, por meio de um vínculo mais próximo com a prática, em suas dimensões projetuais, econômicas e administrativas, mas ainda inserido na academia. Entre 2015 e 2016 a FAUUSP ofereceu o Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo: Planejamento e Gestão. Essa primeira turma, de 32 residentes, foi oferecida em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de São Paulo, tendo como trabalho prático a participação no desenvolvimento dos Planos Regionais das Subprefeituras da Cidade de São Paulo.

AVISO IMPORTANTE:
A regulamentação dos cursos de extensão universitária da USP sofreu modificação em 2 de dezembro de 2019, inclusive no que diz respeito às políticas de gratuidade. Conheça a RESOLUÇÃO CoCEx Nº 7897/2019.

CURSOS / ATIVIDADES OFERECIDAS

Expediente
Profa. Dra. Camila D’Ottaviano
Presidente da Comissão
Prof. Dr. Jorge Bassani
Vice-Presidente da Comissão
Elizabete Melchior dos Reis
Secretária
Contato:
cceufau@usp.br
+55 (11) 3091 5085
Atendimento ao público:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 (intervalo das 12h às 13h)
Páginas relacionadas