Cerimônia de outorga de título de Professora Emérita à Ermínia Maricato

Publicado em 26 de abril de 2024

Em 17/05/2024, às 17:00
Local: Auditório FAUUSP

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo  – FAUUSP –  tem o prazer de anunciar a cerimônia de concessão do título de Professora Emérita à Ermínia Maricato, reconhecida por suas significativas contribuições no campo do urbanismo e políticas habitacionais no Brasil. O evento ocorrerá em 17 de maio de 2024, às 17h, no Auditório Ariosto Mila, situado no campus da Cidade Universitária, com transmissão ao vivo pelo canal da FAUUSP no YouTube.

Sobre Ermínia
Ermínia Maricato ingressou na FAUUSP em 1967 e, ao longo de sua carreira acadêmica, desenvolveu extensa obra focada em questões urbanas e habitacionais, marcando presença ativa tanto no meio acadêmico quanto em políticas públicas. Desde sua posição inicial como Auxiliar de Ensino na área de Desenho Industrial, Maricato avançou até o cargo de Professora Titular, contribuindo com pesquisas fundamentais para o entendimento e a transformação das cidades brasileiras.

A trajetória de Ermínia na FAUUSP é notável pelo compromisso com a intersecção entre teoria e prática. Sua atuação na periferia de São Paulo na década de 1970 destacou-se pela observação da autoconstrução como solução  à moradia pelas populações de baixa renda. Essas observações foram fundamentais para o curta-metragem “Fim de Semana” e para a organização do livro “A Produção Capitalista da Casa (e da Cidade) no Brasil Industrial”.

Após defender sua tese de doutorado em 1984 sobre a indústria da construção e política habitacional, Maricato contribuiu decisivamente para a inclusão da questão urbana na Constituição de 1988. Como Secretária de Habitação no município de São Paulo, implementou programas inovadores de mutirões autogeridos, pavimentando o caminho para a Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social (ATHIS) em âmbito nacional.

Após retornar à FAUUSP, fundou o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LABHAB) em 1997 e, em 2000, liderou a Comissão de Pós-Graduação (CPG), enfatizando a integração entre ensino, pesquisa e extensão e ampliando o alcance e a profundidade do programa de pós-graduação da instituição.

Com a virada do milênio e a eleição de Lula como Presidente, Ermínia Maricato foi integrada ao programa de governo e à equipe de transição presidencial, o que reflete o reconhecimento de sua consistência profissional, acadêmica, de gestão e de sua história na luta democrática. Nessa posição, no início de 2003, teve a responsabilidade de coordenar a criação do Ministério das Cidades, sob a gestão de Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul. Ermínia ocupou o cargo de Secretária Executiva, com status de Ministra Adjunta. Mantendo seu amplo compromisso com a democracia, justiça e transparência, nunca deixou, no entanto, de apresentar questionamentos sobre as políticas públicas desenvolvidas. Após sua passagem pelo Ministério, retornou à universidade e produziu obras como “O Impasse da Política Urbana no Brasil”, refletindo longamente sobre esse período.

Contestando a tendência comum no país de adotar soluções urbanas concebidas em outros contextos e frequentemente inaplicáveis no Brasil, Ermínia é levada a reconsiderar as palavras do sociólogo e amigo Roberto Schwartz, que descrevia essas transposições pouco críticas como “ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias”. No mesmo espírito, ela expressa com frequência, quase como um mantra, a frase “Não faltam ideias, não faltam planos”, que certamente encapsula de maneira precisa seu pensamento e ativismo. O conceito do “nó da terra” expõe formulações que destacam a questão fundiária como central nos conflitos urbanos e, de forma mais ampla, nos problemas da sociedade brasileira.

A relevância das contribuições de Ermínia Maricato para o urbanismo brasileiro foi reconhecida por meio de diversas premiações, incluindo o Prêmio IAB na Categoria Ensaios, o Prêmio Arquiteto do Ano da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), além do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria de Urbanismo. Ela também foi agraciada com o Prêmio Juan Torres Higuerras e a Medalha de Ouro da APAA – Federação Panamericana de Associações de Arquitetos. Essas honrarias ressaltam sua abordagem crítica das práticas urbanísticas e sua influência na formulação de políticas públicas urbanas e habitacionais.

O título de Professor Emérito, conforme o Estatuto da USP, é concedido mediante aprovação do Conselho Universitário ou das Congregações das Unidades, a professores aposentados que se destacaram por suas atividades didáticas, de pesquisa ou por contribuições notáveis para o progresso da Universidade. Entre os professores que receberam anteriormente o título de Professor Emérito pela FAUUSP encontram-se Paulo Mendes da Rocha, Flávio Villaça, Cândido Malta Campos Filho, Nestor Goulart Reis Filho, Silvio Soares Macedo, Carlos Alberto Cerqueira Lemos, Aracy Abreu Amaral e Maria Ruth Amaral de Sampaio Gruber, cuja cerimônia póstuma de outorga de titulo de professora emérita ocorrerá durante o segundo semestre de 2024.

O Conselho do Departamento de Projeto da FAUUSP aprovou a concessão do título de Professora Emérita à Professora Ermínia Maricato em setembro de 2023. Essa decisão veio após a cuidadosa apreciação da Memória Justificativa apresentada pela relatora, a Professora Maria Lucia Refinetti Martins. Posteriormente, a Congregação da FAUUSP ratificou a decisão, oficializando a concessão do título à Professora Ermínia. A aprovação do título a Ermínia Maricato pela Congregação da FAUUSP reafirma sua posição como figura central nos estudos urbanos no Brasil.