Publicado em 27 de junho de 2023
ADI
Os 4 novos títulos da Coleção Caramelo acabaram de chegar ao portal de Livros Abertos da USP. Lá, o leitor tem acesso à íntegra das obras.
Conheça mais e leia nossos lançamentos:
As desventuras do Planejamento Urbano: O Novo Centro de Maringá (PR), do Projeto Ágora de Oscar Niemeyer à produção imobiliária do século XXI
O livro “As desventuras do Planejamento Urbano: O Novo Centro de Maringá (PR), do Projeto Ágora de Oscar Niemeyer à produção imobiliária do século XXI”, de Jeanne Ferreira e Fabíola Cordovil, reúne um conjunto de estudos multidisciplinares acerca da constituição e reconfiguração recente da área central de Maringá, Paraná.
A coletânea aborda a história do urbanismo e do planejamento urbano da região, destacando os desafios e consequências das cidades novas, criadas com base no planejamento moderno. Ela discute as críticas contemporâneas aos novos métodos e formas de urbanização no século XXI, incluindo parcerias público-privadas e outras abordagens liberalizantes do Estado, além do papel dos agentes locais nesses processos.
Ensaio sobre os romantismos
O livro “Ensaio sobre os romantismos”, de Ricardo Marques de Azevedo, discute a ausência de uma doutrina consolidada ou manifesto para o movimento artístico do Romantismo.
Embora haja uma variedade de intenções, aspirações e formas artísticas dentro desse rótulo, não há uma coesão ou um conjunto específico de normas ou estruturas. O que une os artistas românticos é a valorização da originalidade como um aspecto artístico importante. O que se destaca nas diferentes variantes do romantismo é uma disposição de ânimo peculiar, um estado de espírito característico e uma atitude singular em relação à herança artística.
Moda Afro-Brasileira é design de resistência da luta negra no Brasil
O terceiro volume dos novos títulos da Coleção Caramelo, de Maria do Carmo Paulino dos Santos, apresenta textos sobre a moda feita por pessoas negras como linguagem de expressão no vestir e no design de joias, com um recorte sobre a cultura afro-brasileira.
A obra faz uso do termo moda afro-brasileira para falar de um novo segmento que surge com o ativismo de jovens negros e periféricos, que resgatam o legado da cultura e da resistência negra para comunicar uma consciência política por meio do vestir.
Nesse livro, a música black e o hip-hop são revisitados para exaltar a luta de resistência de ourives e alfaiates negros que deram a sua contribuição ao campo do design e da moda nos séculos XVI, XVII e XVIII, cujos fazeres jamais foram reconhecidos.
O metrô de São Paulo em projeto: arquitetura e metrópole
A obra, de co-autoria de Anália Amorim, Luísa Gonçalves e Marcos Kiyoto, reúne pesquisas que têm como objeto o metrô de São Paulo, organizadas em três frentes (relação entre o planejamento urbano com as linhas e estações; a inserção urbana das estações e seu processo de construção; e as conexões entre linhas e com as estações e terminais).
O livro traz, ainda, entrevistas com arquitetos cujas trajetórias são marcadas pela atuação na Companhia do Metropolitano de São Paulo.