Conheça a Coleção Caramelo

Publicado em 23 de dezembro de 2021
ADI

Lançadas em cerimônia em 17/12/2021, as primeiras obras da Coleção Colação Caramelo começam a ser disponibilizadas pelo Portal de Livros Abertos da USP. Já estão na plataforma “Arquivos, memórias da cidade, historiografias da arquitetura e do urbanismo” e “Várzea do Tietê: projeto e urbanização marginal” e, nos próximos dias, estará também “Mulheres e periferias como fronteiras: o tempo-espaço das moradoras do Conjunto Habitacional José Bonifácio” .

Conheça as obras:

Arquivos, memórias da cidade, historiografias da arquitetura e do urbanismo
Organizadores: Ana Claudia Veiga de Castro, Joana Mello de Carvalho e Silva, Eduardo Augusto Costa.
O livro reúne contribuições de pesquisadores da história, da arquitetura, do urbanismo, da cidade e das artes, de bibliotecárias e arquivistas de universidades e órgãos públicos, para refletir sobre práticas didáticas, de pesquisa, de gestão e de conservação de documentos, bem como busca refletir sobre seus rebatimentos no campo profissional. Prefácio da Profa. Margareth Pereira (UFRJ).

Mulheres e periferias como fronteiras: o tempo-espaço das moradoras do Conjunto Habitacional José Bonifácio
Autora: Carolina Alvim de Oliveira Freitas
Originado de dissertação de mestrado na FAUUSP, o livro busca compreender os cruzamentos entre as transformações do espaço da periferia e as transformações dos papéis sociais das mulheres, tomando o caso do Conjunto Habitacional José Bonifácio (conhecido como Cohab II) em Itaquera, zona leste de São Paulo. A história do planejamento urbano do século XX e dos planos público-privados do século XXI compõem um movimento que não permite interpretar a produção do espaço com os mesmos olhos do pensamento urbano clássico brasileiro sobre a periferia. Prefácio do Prof. Tiaraju Pablo D’Andrea (Unifesp).

Várzea do Tietê: projeto e urbanização marginal
Autora: Jordana Alca Barbosa Zola
Originalmente apresentado como tese de Doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2018), o livro evidencia – em texto e imagens – os diversos ideários, interesses e ações que transformaram o Rio Tietê e sua área de domínio natural na principal estrutura metropolitana de São Paulo. Organizado em duas partes, o livro procura esclarecer qual foi e qual poderia ser, hoje, o projeto para a Várzea do Tietê. Prefácio do Prof. Dr. Julio Katinsky (FAUUSP)


Sobre a Coleção Caramelo
A Coleção Caramelo é uma iniciativa da Direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, realizada através de sua Comissão Editorial, com o intuito de promover, a divulgação da produção acadêmica e técnica de nossa Escola, pautando-se sempre pela pluralidade e abrangência das contribuições.
Empresta seu nome à coleção, o Salão Caramelo, palco da diversidade, a nossa Ágora, como os estudantes logo o batizaram.
A cada ano, três obras de autoria ou organização de membros da comunidade FAUUSP são contempladas para publicação, por meio de concurso público. O selo que estampa a coleção também foi escolhido por meio de concurso. Os livros, desenvolvidos pela Seção Técnica de Produção Editorial (antigo LPG), contam com a participação do corpo técnico, professores e alunos em todas as etapas de sua produção.
As obras selecionadas em 2021 terão uma tiragem impressa a partir de 2022.