Em memória de Maria Ruth Amaral de Sampaio

Publicado em 23 de dezembro de 2022
ADI

A FAUUSP perdeu neste ano de 2022 uma das figuras mais importantes de sua história, a professora Maria Ruth Amaral.
A síntese da trajetória da querida professora foi sintetizada pelo Prof. José Tavares Correia de Lira, ex-orientando de Maria Ruth:
 
“Socióloga pela USP, desde cedo encaminhou-se para os estudos sobre cidade e habitação, tendo sido recebida por Roger Bastide em Paris para desenvolver o seu mestrado nessa área. Professora da FAU desde 1962, realizou ao lado de Carlos Lemos pesquisas pioneiras sobre moradias autoconstruídas na periferia paulistana. Realizou seu doutorado na FAU sobre moradia e metropolização, com orientação de Nestor Goulart, prosseguindo sua produção sobre o tema em sua pesquisa de Livre Docência sobre a história e as lutas da favela de Heliópolis pelo direito à moradia. Além de atuar permanentemente junto a distintos movimentos de moradia – Heliópolis, a favela de San Remo, o cortiço vertical da rua Sólon no Bom Retiro, com que ganhou o prêmio internacional Urban Age – foi também uma gestora pública importante no campo da política urbana e habitacional nos anos 1980. Nome fundamental da FAUUSP, foi sua diretora entre 1998 e 2002.”
Para o Portal Vitruvius, o Prof. José Lira escreveu longo texto sobre sua ex-orientadora. Confira aqui.
window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date());gtag('config','G-1Y152RWM2K' ,{ 'anonymize_ip': true });