Estudantes da FAUUSP visitam obra de restauro da Oca

Publicado em 7 de outubro de 2022

No dia 6 de outubro de 2022, a Urbia Parques (em nome da supervisora de operação Karina Borba) permitiu que a turma da disciplina AUT0139 – “Razão e ser das manifestações patológicas prediais”, sob responsabilidade da Profa. Fabiana Lopes de Oliveira, visitasse a obra de restauração do Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, mais conhecido como Oca, no Parque do Ibirapuera.

Os alunos foram muito bem recebidos pela Enga. Ana Luisa Carvalho (Urbia) e Arqta. Vanessa Kraml (VK Arquitetura e Restauro) que explicaram todo o projeto de restauro aprovado pelos órgãos de preservação e após a explanação foi realizada a visita técnica.

Segundo a arqta. Vanessa “é muito importante levar os alunos para verem os restauros de perto, principalmente de um edifício importante como a Oca”, fato este comprovado pelo entusiasmo dos alunos durante a visita, refletido em constantes perguntas que foram respondidas com muito conhecimento técnico pelas anfitriãs.

A disciplina em questão é baseada em atividades práticas de execução de obras e uma visita como esta só tem a acrescentar na formação dos alunos, principalmente a importância e consciência na conservação dos bens patrimoniais arquitetônicos.

O restauro da Oca é, de fato, o resultado da união entre teoria e prática, ressalta a gerente de projetos Ana Luisa Carvalho.

Confira abaixo o álbum da atividade. Fotos de Daniel Bernardo e Lucas dos Santos