FAUUSP e ICr fomentam proposta de design em saúde

Publicado em 19 de julho de 2022

Uma parceria entre a Assessoria de Humanização, Qualidade de Vida e Voluntariado do ICr – Instituto da Criança e do Adolescente do Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP e a disciplina Design em Saúde, da Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP) fomentou propostas que visam melhorias para processos, sinalizações e desenvolvimentos de produtos do Instituto.

Sete projetos, desenvolvidos por 30 alunos da graduação, foram apresentados nesta última sexta-feira, 15 de julho, no Anfiteatro do ICr. Os alunos propuseram ideias para melhorar a comunicação visual do Ambulatório de Especialidades, promover maior conforto e bem-estar na realização de exames laboratoriais, desenvolver uma espécie de proteção para dispositivo usado em gastrostomia, propiciar autonomia ao paciente pediátrico no auxílio da realização cálculo matemático para a bomba de infusão de insulina, entre outros. “Temos como objetivo pedagógico a formação de profissionais capazes de refletir sobre problemas sociais, identificar demandas e compreender processos produtivos, de modo que possam contribuir com a área da saúde de forma criativa e inovadora. A oportunidade de realizar projetos aplicados ao contexto do ICr, possibilitou aos alunos uma experiência prática com potencial de impactar positivamente a vida das pessoas, sejam pacientes, familiares ou colaboradores”, explica a professora responsável pela disciplina, Sara Goldchmit.

A iniciativa entre as duas instituições iniciou-se com uma aula de apresentação realizada em 25 de maio, na FAUUSP. Os alunos foram convidados para uma visita ao Instituto a fim de conhecer os desafios de design sugeridos para desenvolvimento. “Formar redes de apoio para solucionar problemas de forma sustentável, melhorar serviços e ampliar o acolhimento com a participação dos pacientes e seus familiares no processo de cuidados à saúde são premissas da Humanização do ICr. Contar com a parceria da escola de Design da FAUUSP nesse objetivo tem sido uma experiência muito proveitosa para a instituição. Esperamos que, em breve, possamos colocar em prática os protótipos desenvolvidos por eles”, destaca a Coordenadora da Assessoria de Humanização, Qualidade de Vida e Voluntariado do ICr, Jussara Zimmermann.

Confira no original aqui.