FAUUSP estreita laços com universidade polonesa

Publicado em 26 de março de 2024

O Prof. Dr. Gustavo Curcio, a convite da Akademia Sztuk Pięknych , esteve entre os dias 17 e 22 de março na instituição localizada na Cracóvia, Polônia, como docente visitante do Programa Erasmus+. Durante a visita, Curcio reuniu-se com Zuzanna Witkowska, diretora do Escritório Internacional, para alinhamento sobre o relacionamento entre as instituições e possibilidades de cooperação.

Entre suas atividades, realizou uma série de encontros. Dentre eles, destaca-se reunião com a Dra. Anna Kusztra, da Faculdade de Artes Gráficas e Visuais para mapeamento de pontos comuns e possibilidade de parcerias para desenvolvimento de pesquisa junto ao LabImagem da FAUUSP. Além disso, esteve com Anna Knych-Salach, membro da equipe técnica de internacionalização da Akademia para tratar da possibilidade de ampliação do acordo acadêmico, com possibilidade de atualização com a mobilidade de estudantes.

Curcio também ministrou palestra aos alunos do bacharelado em Artes Gráficas e Visuais no estúdio da Akademia Sztuk Pięknych, com o tema “Graphic Design: Power and Dream on the Basis of Brazilian Social Pyramid”, cujo conteúdo é produto de pesquisa desenvolvida no Laboratório da Imagem, Departamento de Projeto da FAUUSP.

Além disso, também esteve em roda de conversa com alunos da instituição e convidados do Politecnico di Milano e outras instituições eslavas. Foram discutidos temas relacionados ao desenvolvimento de Sistema de Identidade Visual, Responsabilidade Social do Design Gráfico e Representatividade étnico-racial em peças gráficas e no Design de Comunicação. Por fim, participou de encontro com docentes da Akademia Sztuk Pięknych, com a presença dos colegas Anna Kusztra, Joanna Tyborowska e Kuba Sowinski. Fez apresentação geral da FAUUSP e do PPG-Design, linhas de pesquisa e laboratórios de pesquisa sob sua coordenação – LabImagem e LabIndus –, em parceria com as docentes Clice Mazzilli e Tatiana Sakurai.