FAUUSP marca presença no evento  “Escola FAPESP 60 anos: Humanidades, Ciências Sociais e Artes”

Publicado em 4 de julho de 2022
ADI

Ana Rosa Chagas Cavalcanti, pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi selecionada para apresentar seu projeto pós-doutorado “Aprendendo com os Bens Comuns: Habitação para uma Revolução Social Urbana” no evento “Escola FAPESP 60 anos: Humanidades, Ciências Sociais e Artes”, que ocorrerá entre os dias 21 e 24 de Agosto, no Hotel Fazenda Dona Carolina, em Itatiba (SP). O trabalho foi supervisionado pelo Prof. Dr. Leandro Medrano.

Sobre a pesquisa
O objetivo do projeto “Aprendendo com os Bens Comuns: Habitação para uma Revolução Social Urbana” é desenvolver uma base de conhecimento coletivo através de métodos investigativos de desenho e estratégias para lidar com o desafio de construir um espaço social no contexto da metropolização brasileira do século 21.Por um lado, atualmente o Brasil está enfrentando um grande desafio em entregar moradias para cidadãos de baixa renda que vivem em contextos urbanos. Por outro lado, a noção dos bens comuns pode contribuir para o conhecimento acadêmico relacionados à moradia coletiva, particularmente em relação às questões de seu desenho e aos processos de participação da população nestes projetos. O objetivo é discutir possíveis relações entre os ‘modelos espaciais’ que são aplicados na produção de moradia, e o conceito dos ‘bens comuns’ (nos termos do debate contemporâneo). Os resultados devem estimular o desenvolvimento de métodos de desenho habitacional e estratégias de moradia que criem territórios urbanos mais inclusivos, resilientes e vividos, explorando soluções que conectem a divisão entre a moradia e o espaço coletivo.

Saiba mais sobre o evento.