Grupo de estudantes constrói edifício da FAUUSP no Minecraft

Publicado em 20 de maio de 2021

Um grupo de graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo, formado por Gabriel Paraizo, Gabriel Sallorenzo, Antônio Barcelos, Lorenzo Dallacosta, Felipe Chaweles, construiu uma versão do Edifício Vilanova Artigas, da FAUUSP, na plataforma de jogo “Minecraft”. A construção possibilitou a visita e a integração ao Edifício durante a Semana de Recepção ao Calouros de 2021, que, por conta da pandemia, ocorreu de maneira remota.

O projeto foi construído em escala real, a partir de modelos virtuais já produzidos por outros alunos, e também com as  informações pesquisadas no livro distribuído no “kit bixo”: “Edifício da FAUUSP de Vilanova Artigas”. Sobre o processo de construção, Gabriel Paraizo diz:

“Nós costumávamos jogar Minecraft ocasionalmente. Somos um grupo de amigos e, em uma das noites jogando, surgiu a ideia de começarmos a construir a FAU. Começamos pela construção dos pilares externos, em escala real, e, vendo que o resultado nos agradava, decidimos começar a construir a FAU completa. Iniciamos em maio de 2020,  sem grandes pretensões,encarando como um hobbie. Entretanto, a proposta de apresentarmos o Edifício Vilanova Artigas para os calouros de 2021 através deste projeto, de uma maneira muito mais imersiva  se comparada à apresentação de fotos e vídeos, nos incentivou a terminá-lo a tempo da chegada dos calouros.”

Os alunos têm planos de continuar adaptando projetos arquitetônicos reais para o jogo, bem como confeccionando vídeos com o intuito de lecionar essas construções (bem fundamentadas no quesito arquitetônico) para o público em geral. Eles acreditam, ainda, que a relação com os projetos reais e a aplicação dos conhecimentos obtidos nas disciplinas da graduação são a ponte do projeto com a vida acadêmica.

O projeto também está disponível em forma de vídeo.