Publicado em 13 de novembro de 2025
ADI
Entre os dias 2 e 7 de novembro de 2025, o professor Gustavo Curcio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da USP (FAUUSP), esteve na School of Design da University of Leeds, no Reino Unido, para uma série de encontros acadêmicos, aulas e reuniões de pesquisa voltadas ao fortalecimento da cooperação entre as duas instituições.
Durante a visita, o professor ministrou a aula “Graphic Design and the Basis of the Brazilian Social Pyramid”, ao lado dos docentes Paul Wilson e Pinar Yelmi, promovendo um debate sobre design gráfico, representações visuais e desigualdade social nos contextos brasileiro e britânico.
As reuniões institucionais com a professora Andrea Thoma, presidente de Relações Internacionais da School of Design, reforçaram o compromisso das universidades com o desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão, além de novas oportunidades de mobilidade acadêmica.
Em encontros com as pesquisadoras Bintan Titisari e Alice Dallabona, foram discutidas estratégias para integrar saberes ancestrais e técnicas tradicionais em processos contemporâneos de design, com foco em sustentabilidade cultural e inovação estética. Já o diálogo com o professor Arjun Khara deu continuidade ao projeto “Slum-driven Design”, que compara experiências de empreendedorismo em comunidades urbanas do Brasil e da Índia.
As atividades incluíram ainda a exposição sobre Design e Gênero, com curadoria do professor Gustavo Curcio, apresentando trabalhos dos alunos do Curso de Design da FAUUSP, desenvolvidos na disciplina AUP2336 – Laboratório da Imagem. As obras abordaram temas como ancestralidade afro e indígena brasileira, evidenciando o potencial crítico e criativo da formação em design na FAUUSP.
A visita se encerrou com reuniões interdisciplinares com Danielle Terrazas Williams, da School of History, voltadas a futuras colaborações em estudos sobre decolonialidade e heranças culturais.
O intercâmbio reforça a política de internacionalização da FAUUSP, promovendo diálogo entre diferentes áreas do design e ampliando as redes de pesquisa e criação entre Brasil e Reino Unido.