Professores da FAUUSP lançam livro pela Editora Routledge

Publicado em 1 de março de 2021

Leandro Medrano (FAUUSP), Luiz Recaman (FAUUSP) e Tom Avermaete(ETH Zurich) são os editores do livro “The New Urban Condition – Criticism and Theory from Architecture and Urbanism“, lançado pela consagrada editora britânica Routledge.

Em uma série de estudos históricos e teóricos, o livro examina como as materialidades, formas e práticas da arquitetura e do urbanismo podem agir como uma crítica à condição urbana atual. Propõe não apenas noções e teorias renovadas, mas também instrumentos de análise e reflexão para melhor compreender as atuais tendências contra-hegemônicas tanto nas estratégias disciplinares quanto nas táticas de apropriação.

A seleção diversificada e internacional de capítulos, do Brasil, Suíça, Suécia, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Holanda, combina diferentes perspectivas teóricas e empíricas em uma nova análise da cidade e da arquitetura. Demonstrando a necessidade de um novo pensamento urbano e arquitetônico crítico que se envolva com os desafios e processos da condição urbana contemporânea.

O livro é um dos resultados do Projeto Temático FAPESP “Architecture and Urbanism, addressing the social space in the 21st century: segregation strategies and appropriation tactics [Space21]” , que conta com a participação das universidades: USP, Harvard, TUDelft, ETH Zurich, KTH e UPM.

Contém textos dos seguintes autores: Tom Avermaete (ETH Zurich) , Reinhold Martin (Columbia), Sven-Olov Wallenstein (KTH), Daniel Koch (KTH), Nelson Mota (TUDelft), Marta Caldeira (Yale) , Janina Gosseye (ETH Zurich), Sergio Martín (UPM), Natalia Escobar Castrillón (Harvard), Carmen Espegel (UPM) and Daniel Movilla (Umeå University) . Da USP, participam: Luiz Recaman (FAU), Leandro Medrano (FAU), Otília Arantes (FFLCH), Fraya Frehse (FFLCH), César Simoni (FFLCH) e Raphael Grazziano (FAU).