Repensando o Primeiro Ano: um balanço e um olhar para o futuro

Publicado em 7 de março de 2022
ADI

Sobre o projeto
O projeto Repensando o Primeiro Ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP pretende realizar uma ampla avaliação das experiências didáticas e dos conteúdos oferecidos para os alunos ingressantes, considerando as mudanças nos paradigmas didáticos para o ensino de Arquitetura e Urbanismo no século XXI; as transformações dos postulados da modernidade e questionamentos da pós-modernidade no ensino; a consolidação da transdisciplinaridade, integração e articulação dos conteúdos curriculares, as novas formas de ingressos com o fim da prova de habilidades específicas e as mudanças nos perfis dos estudantes ingressantes, a reiteração das ações afirmativas e de democratização do ensino e a ampliação do intercâmbio e difusão de conhecimento em torno de questões nacionais e internacionais.

Balanço das atividades 
Ao longo de todo o ano de 2021 foram realizadas oficinas participativas com toda a comunidade acadêmica da FAU USP e mesas redondas com convidados externos para debater e avaliar criticamente as práticas de ensino-aprendizagem para os alunos e alunas ingressantes. Ao final, foram estabelecidos princípios norteadores a serem colocados em prática em 2022:

– A concepção do primeiro ano como introdutório aos temas da Arquitetura e do Urbanismo;
– O primeiro ano deve ser de acolhimento, na sua condição de passagem do ensino médio para o ensino superior;
– O reconhecimento e a valorização da diversidade de experiências, percepções e referenciais do(a)s estudantes, desde uma perspectiva freiriana do ensino-aprendizagem.
– A apresentação, exploração e aprofundamento das linguagens e formas de expressão verbal e  não verbal da Arquitetura e do Urbanismo;
– A consideração da multiplicidade de referenciais culturais e teóricas, tendo em conta a diversidade nacional e os desafios locais da realidade brasileira, que possam fomentar experiências didáticas;
– O ensino-aprendizagem focado em problemas que favoreçam a autonomia do(a) estudante;
– Reforçar as práticas pedagógicas que envolvam o desenho;
– Entender o desenho como uma forma de pensamento e expressão e linguagem específica do arquiteto e urbanista;
– Compreender as dificuldades e os potenciais dos estudantes em relação ao desenho, sobretudo o desenho à mão livre, e outras formas de linguagem não verbal, buscando práticas pedagógicas condizentes;
– Tratar a representação como meio do pensamento, como uma forma de conhecimento com características e possibilidades próprias de percepção e representação;

A partir destas, concluiu-se, a partir dos debates, por ações pedagógicas específicas:

– Compreender os códigos e as representações de projeto como não-naturais e uma linguagem a ser ensinada no primeiro ano;
– Estruturar atividades vinculadas às práticas extensionistas;
– Discutir a pertinência ou não do ensino-aprendizagem de softwares no primeiro ano;
– Introduzir a linguagem de escrita e de pesquisa acadêmica;
– Investir em experiências didáticas de visitas de campo nas múltiplas possibilidades, como canteiros, edifícios, exposições, áreas da cidade, entre outras;
– Compreender todo o primeiro ano de curso como introdutório, articulando-se às matérias de primeiro e segundo semestres.

Para o começo de 2022
A Semana “Primeiro ano saúda e pede passagem” é o primeiro resultado prático do projeto. Ao longo de toda a semana de 21 a 25 de março, serão realizadas atividades integradas com temáticas que respondem às premissas fundamentais e às ações pedagógicas específicas. São atividades de debate, conversa, visita de campo, desenho e maquetes que acontecerão nas duas sedes da FAUUSP, no Centro de São Paulo e no Bairro de Higienópolis. Elas serão ministradas pelos docentes do primeiro ano da FAU para todos os alunos e alunas ingressantes em 2022.

window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date());gtag('config','G-1Y152RWM2K' ,{ 'anonymize_ip': true });