Klara Anna Maria Kaiser Mori (Professor Sênior)

Professora Livre Docente aposentada pela Universidade de São Paulo. Formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo desta Universidade, onde também defendeu suas teses de mestrado, doutorado, e de livre docência. Suas pesquisas focam o processo de formação do espaço brasileiro, abarcando desde a sua conquista originária, por Portugal, às transformações que lhe foram impressas pelo projeto econômico-social do país independente, e à interpretação crítica da atual etapa de apropriação do território nacional. Iniciou suas atividades didáticas em 1977. Trabalhou em regime de turno completo (RTC) junto ao Departamento de Projeto da FAU/USP de 1989 a 2015, lecionando disciplinas obrigatórias e optativas de Planejamento e de Paisagismo do Curso de Graduação, e orientando trabalhos de conclusão de curso. Integra o grupo de pesquisa Economia, Sociedade e Território da área de concentração Planejamento Urbano e Regional do Curso de Pós-Graduação da mesma Faculdade ministrando aulas, e orientando trabalhos de mestrado e de doutorado. Sua experiência profissional abrange as áreas de Planejamento físico-territorial – com ênfase no desenvolvimento das infraestruturas, e de Paisagismo. Foi colaboradora do escritório de paisagismo de Roberto Burle Marx por cinco anos, e integrante, por sua indicação, do Conselho Consultivo do Sítio Burle Marx, após sua doação ao IPHAN. Trabalhou durante 14 anos na Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ. Trabalhou durante 7 anos na Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, na SPTrans. É sócia da empresa Koiti Mori e Klara Kaiser Arquitetos Associados. Tem uma produção gráfica contínua.

klara.kaiser@gmail.com

Áreas de concentração da Pós-Graduação