Cerimônia de Outorga do título de Professora Emérita a Aracy Abreu Amaral

Publicado em 29 de março de 2023
ADI

Em 14/04/2023, às 17:00
Local: Híbrido: Auditório Ariosto Mila e online

Cerimônia contará também com transmissão simultânea no YouTube da FAUUSP.

Sobre Aracy Abreu Amaral
Crítica, curadora e historiadora da arte. Prof. Titular de História da Arte, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo. Bolsista da FAPESP e Fundação Calouste Gulbenkian. Formada em Jornalismo PUC-SP, Mestrado na FFLCH USP, Doutorado na ECA-USP, 1971. Diretora da Pinacoteca do Estado de S. Paulo, 1975-1979, e do Museu de Arte Contemporânea da USP, 1982-1986. Membro do Prince Claus Awards Committee, 2002-2005, Haia, Holanda. Autora e organizadora de livros, tem publicações sobre arte no Brasil, Arte na America Latina e Modernismo Brasileiro. Curadora de exposições no Brasil e Exterior. Trabalha e reside em São Paulo.

LIVROS
De sua autoria: 

  • Blaise Cendrars no Brasil e os Modernistas, 1970 (3ª ed. 2022).
  • Artes Plásticas na Semana de 22, 1970 (6ª ed. 2010).
  • Tarsila – sua Obra e seu Tempo, 1975 (4ª ed. 2010).
  • Arte para Quê? A Preocupação Social na Arte brasileira, 1984 (3ª ed. 2006).
  • Arte e Meio Artístico: Entre a Feijoada e o X-Burguer (1960-1980), 1983 (2ª ed. 2013).
  • A Hispanidade em São Paulo, 1981 (2ª ed. Revisada, Itaú Cultural, 2017)
  • Marcos Coelho Benjamim, 2000 (colab. Regina T. de Barros).
  • José Bento, 2000 (colab. Regina T. Barros).
  • Fernando Lucchesi, 2000 (colab. Regina T. de Barros).
  • Textos do Trópico de Capricórnio (1985-2006), 2006, 3 vols., Editora 34/ Petrobrás, sobre Bienais, circuitos de arte no Brasil e América Latina, meio artístico e modernismo (colab. Editorial Regina Teixeira de Barro).

Organização e Coautora de catálogos e livros entre os quais

  • Projeto Construtivo Brasileiro na Arte, Pinacoteca do Estado de S. Paulo/ MAM Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura Ciência e Tecnologia S Paulo/ FUNARTE, 1977.
  • Ismael Nery – 50 anos depois, MAC-USP, 1984.
  • Di Cavalcanti na Coleção do MAC-USP, 1985.
  • Museu de Arte Contemporânea – Perfil de um Acervo, Techint, S. Paulo,1988.
  • Arte Construtiva no Brasil Coleção Adolpho Leirner, 1998.
  • Tarsila Cronista, EDUSP, 2001.
  • Correspondência Mario de Andrade & Tarsila do Amaral, IEB/EDUSP, 2001. 
  • Arte e Sociedade no Brasil (com André Toral, 3 vols.), 1930-2003, Inst. Calis, S. Paulo, 2005.
  • Sérvulo Esmeraldo, Pinacoteca do Estado de S. Paulo, 2011.

Livros publicados no Exterior:

    • Co-autora com Luis Saia de “Brésil – L’art religieux colonial”, (texto e diapositivos de arte), UNESCO, França, 1973.
    • Apresentação e organização de “Arte y Arquitectura del Modernismo Brasileño”, Editora Ayacucho, Caracas, Venezuela, 1978.
    • Apresent. e org. de “Arquitectura Neocolonial: America Latina, Caribe, Estados Unidos”, FCE – Fondo de Cultura Economica, México, Fundação Memorial da América Latina, S. Paulo, 1994.
    • Бразильский модернизм Неделя современного искусства 1922 г. (Artes Plásticas na Semana de 22), Tradução Vladimir Kultygin, Edit. Natalya Vikhreva, Ed. Buks Mart, Moscou, 2022.

COLABORADORA
Em revistas e em vários capítulos para diferentes publicações sobre Arte no Brasil e Arte na América Latina.

PRÊMIOS

    • Recebeu a Fellowship da Simon Guggenheim Memorial Foundation, 1978.
    • Prêmio Jabuti, por “A Hispanidade em São Paulo” (Ciências Humanas), 1982.
    • Prêmio Gonzaga Duque, ABCA, 1984.
    • Prêmio de Trajetória de Critico Latino-Americano, AACA (Assoc. Argentina de Críticos de Arte), Buenos Aires, dec. 1990.
    • Medalha Rodrigo Mello Franco de Andrade, 1991.
    • Prêmio Bunge 2006, Museologia/Trajetória, 2006.
    • Prêmio Governador do Estado, por curadoria “Exercícios de Olhar”, Museu L. Segall, 2012.

CURADORIAS
Exposições de arte brasileira no Brasil e Exterior (Venezuela, Espanha, Colombia, Chile). 

Recentes:  

  • Curadora de “Arte e Sociedade – uma relação polêmica” (1930-2003), (assistente de curadoria Regina Teixeira de Barros), Itaú Cultural, 2003. 
  • Coordenadora-curadora de Rumos 2005-2006, Instituto Itaú Cultural, São Paulo, 2005-2006. 
  • Curadora da Exposição “Um Círculo de Ligações: Foujita no Brasil, Kaminagai e o jovem Mori”, (colab. segmento Kaminagai curadoria de Paulo Portella Filho), Centro Cultural Banco do Brasil/ S. Paulo, 2008. 
  • Curadora de “Museo del Barro – una multiple mirada”, Trienal de Santiago, Chile, 2009. 
  • Curadora convidada da 8ª Bienal do MERCOSUL, MARGS, Porto Alegre, 2011.
  • Curadora de “Exercícios de olhar”, Museu Lasar Segall, S. Paulo, jul-out. 2012.
  • Cocuradora “ExpoProjeção1973/2013”, SESC – S. Paulo, out. 2013 / jan. 2014.
  • Cocuradora Rumos (com Regina Silveira e Paulo Miyada), Itaú Cultural, 2014.
  • Curadora Exposição Marinaldo Santos, “Urbano-Pop”, Galeria Berenice Arvani, S. Paulo, mar-abr. 2015.
  • Curadora do Panorama Arte Brasileira, “Da Pedra, da Terra, Daqui”, (assist. curadoria Paulo Myada), MAM-SP, 2015
  • Curadora de “Volpi- Pequenos Formatos”, (assist. curadoria Paulo Portella Filho), Coleção Ladi Biezus, MAM-SP, 2016, 
  • Curadora de “Das mãos e do barro”, Galeria Millan, São Paulo, set. 2017.
  • Curadora de “Aproximações”, Fundação Marcos Amaro, Itu, 2019.
  • Co-Curadora c/ Regina Teixeira de Barros, Tarsila – Estudos e anotações, Fundação Marcos Amaro, Itu, 2021.
  • Co-Curadora com Regina T. de Barros, “Moderno onde? Moderno Quando?”, Museu de Arte Moderna de S. Paulo, set-dez. 2021.
  • Curadora de “José Cláudio da Silva: um percurso”, (assist. curadoria Rachel Vallego), Galeria Nara Roesler, S. Paulo, out-nov. 2022.

ACERVO EM INSTITUIÇÕES

  • Acervo documentação da carreira profissional, Arquivos Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
  • Acervo de Biblioteca Estudos Latino-americanos de Aracy Amaral, Museu de Arte Contemporânea da USP.
  • Acervo de livros de Arte Contemporânea, Museu de Arte Moderna de São Paulo.