Publicado em 12 de abril de 2024

Em 30/04/2024, às 14:00
Local: Auditório FAUUSP

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP), o Programa de Integração da América Latina e Caribe da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), o Grupo internacional de pesquisa Criatividade, Inovação, Comunicação, Marketing e Cidades da USP (CRIARCOMC) e a UNESCO MIL ALLIANCE promovem a 1º. Simpósio “Das cidades Inteligentes às Cidades MIL da UNESCO: fator relacional, visões nacionais e internacionais”. Esta sessão de alto nível terá dois painéis, um às 14h e outro às 16h, que trarão os 5 principais agentes da inovação: professores, empresários, gestores de políticas, artistas e cidadãos comuns para discutir ações e experiências mundiais que tenham enfoque MIL, sempre tendo em vista o combate às fake News e discurso de ódio, transcender as barreiras culturais, a diminuição da desigualdade social, o papel do urbanismo e a Inteligência Artificial (IA) na construção dessas cidades, inclusão digital e a regulamentação das tecnologias como a IA para uso em benefício do cidadão, e não contra ele.

Os panelistas falarão 10 minutos cada um e no final de cada painel se fara um breve debate com a plateia. A previsão da duração é de 1 hora e media cada painel. Entre os painelistas confirmados estão Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Paulo Henrique Pereira, Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República, Rogério Lins Wanderley, Prefeito da cidade de Osasco, Rosana Hermann, apresentadora e escritora; Wellington Nogueira, ator e fundador dos Doutores da Alegria; Carmen Marta Lazo, professora titular e diretora de cursos de extensão e do grupo de pesquisa Informação Midiática da Universidade de Zaragoza (Espanha); José Antônio Gabelas Barroso, da Universidade de Zaragoza (Espanha); Devanir Cavalcante, embaixador do Fórum Internacional dos Municípios dos Países BRICS no Brasil; Thomas Law, presidente do Instituto Ibrachina; Marilene Proença Rebello Souza, professora titular na Universidade de São Paulo (USP); Nabil George Bonduki, político e professor titular da Universidade de São Paulo.

O objetivo principal deste evento é que os participantes compartilhem ideias, estratégias, políticas e boas práticas que podem ir na linha das Cidades MIL de UNESCO para contribuir na prática a transformar os espaços urbanos utilizando tecnologias, mas com ética, valorizando as diversidades e transcendendo barreiras culturais e desigualdades.

Link para inscrição.

Saiba mais sobre o evento.

Na ocasião, ocorrerá a exposição de dois artistas.

Obras VÁRIAS DA AMAZÔNIA_ Carla Fatio
ARTISTA VISUAL, com 30 anos de exposições, pesquisa, júris de arte e curadoria. Participação em 143 exposições coletivas no Brasil (do Pará a Santa Catarina) e em 14 países: Argentina, China, Colômbia, Costa Rica, França, Itália, México, Holanda, Rússia, Coreia do Sul, Uruguai, Venezuela e Estados Unidos. São 24 prêmios nacionais e internacionais. Tenho obras em acervos de museus, instituições de arte, com colecionadores e catalogadas em dicionários especiais de Arte. Levo a linguagem da ARTE como ferramenta de INCLUSÃO. Atuo em áreas multidisciplinares: Educação, Cultura (Arte e Crítica de Arte) e Meio Ambiente. Pós-Doc pela ECA/PROLAM/USP.

Dorinho Bastos (Heliodoro Teixeira Bastos Filho)
Professor livre-docente e doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduado em Arquitetura pela Universidade Braz Cubas (UBC). Desde 1976 é professor do Curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes/ECA-USP. Professor nos cursos de pós- graduação GESTCORP/ECA-USP, Gestão de Comunicação e Mkt /ECA-USP, da FIA/Fundação Instituto de Administração, do INPG/Instituto Nacional de Pós-graduação e da SUSTENTARE / Escola de Negócios. Socio diretor do estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design e cartunista. Trabalhos publicados em vários veículos de comunicação (Propaganda e Marketing).