Design, História & Memória / Cartazes / 2020–2022

Publicado em 18 de maio de 2022

De 20/05/2022, às 18:30 a 03/06/2022
Local: Salão Caramelo

A exposição apresenta cartazes desenvolvidos, entre 2020 e 2022, por alunos da disciplina MIP: Design, História e Memória. A partir de pesquisas sobre a linguagem visual de designers, artistas gráficos e publicações que marcaram a memória gráfica brasileira, foram criados cartazes e outras peças de design para eventos contemporâneos.

A disciplina MIP: Design, História e Memória é um dos Módulos Interdepartamentais de Projeto que integram o projeto pedagógico do curso de graduação em Design da FAU USP. Sob responsabilidade dos professores Marcos da Costa Braga e Priscila Lena Farias, a disciplina tem como objetivos estimular a observação das relações entre design e contextos sociais, culturais e ideológicos, promover a reflexão sobre as origens e antecedentes das características e paradigmas que marcam o design hoje, e exercitar a aplicação de conceitos relacionados à história e à memória na configuração formal de produtos de design contemporâneos.

Os 37 cartazes expostos foram desenvolvidos por alunos das turmas de 2020, 2021 e 2022. A supervisão dos trabalhos foi realizada pelos professores Marcos da Costa Braga (AUH) e Priscila Lena Farias (AUP), que contaram com a colaboração do professor Eduardo Costa (AUH, em 2020), e dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Design Claudia Daye e Paulo Moretto (em 2021).

Versões digitais dos cartazes podem ser vistas também no site da disciplina: <https://sites.google.com/usp.br/mip-dhm>

Equipe responsável pela organização da exposição
Marcos da Costa Braga
Priscila Lena Farias