FAU em Prosa “Vkhutemas: vanguarda como método”

Publicado em 24 de março de 2021

Em 03/05/2021, às 17:00
Local: Evento online

A arquiteta e historiadora Anna Bokov apresenta seu mais novo livro “Vanguarda Como Método: Vkhutemas e a Pedagogia do Espaço 1920-1930”. O livro apresenta o chamado “método objetivo” adotado durante as décadas de 1920 e 30 pelos Ateliês Superiores de Arte e Técnica de Moscou (mais conhecido como Vkhutemas) para facilitar o ensino em grande escala. A escola foi a primeira a implementar a arte em massa e a educação tecnológica, vista como essencial para o paradigma modernista dominante da União Soviética. Com “Vanguarda como Método”, Anna Bokov explora a natureza da educação em arte e tecnologia na União Soviética. O programa pedagógico dos Vkhutemas combinava ideias e práticas acadêmicas tradicionais com outras da recente era industrial dando início a um novo tipo de pedagogia experimental que intensifica a troca entre alunos e educadores. O currículo dos Vkhutemas desafiou os cânones estabelecidos da tradição acadêmica, substituindo-o por experimentação processual. Em seguida, mostra como isso veio a ser articulado em projetos arquitetônicos e urbanos dentro dos estúdios avançados da escola.