FAU Encontros “Aprendendo com Hannah Arendt. Espaço Público, Arquitetura e Práticas Participativas”

Publicado em 27 de agosto de 2021

Em 01/09/2021, às 09:30
Local: Evento online

O Espaço Público é hoje um tema fortemente debatido, não apenas no contexto da cidade contemporânea, mas também em resposta aos desenvolvimentos políticos contemporâneos. Estudiosos de diferentes campos como o da teoria política, da filosofia e das ciências sociais, ao lado de teóricos da arquitetura e do urbanismo, discutem o “declínio” do espaço público e, muitas vezes, expressam a preocupação sobre as possibilidades reais do espaço público como um catalisador da prática política e da cidadania compartilhada . Nesta palestra, Hans Teerds baseia-se nos escritos da filósofa germano-americana Hannah Arendt, cujas reflexões sobre o espaço público, sobre o ‘mundo em comum’ e sobre a ação política são amplamente discutidas (mas ainda relativamente desconhecidas no campo da arquitetura), para investigar e explorar a dimensão política e material do espaço público – bem como a agência da arquitetura no domínio da política.

Convidado: Dr. Hans Teerds/ Researcher at Eidgenössische Technische Hochschule Zürich ETH Zurich/ Department of History and Theory of Urban Design at the ETH Zurich (Pesquisador da Eidgenössische Technische Hochschule Zürich/ Departmento de História e Teoria do Desenho Urbano na ETH Zurich).

Mediador(a)s: Prof. Leandro Medrano (FAUUSP) e Prof. Dra. Ana Rosa Chagas Cavalcanti (Prof. Colaboradora PART/FAUSP e pós doutoranda FAPESP na FAUUSP)