Homenagem a Zanine Caldas

Publicado em 9 de maio de 2025
ADI

Em 15/05/2025, às 17:00
Local: STMEEC / LAME

Conhecido como o Mestre da Madeira, José Zanine Caldas (1919-2001) integrou de maneira singular o artesanato tradicional brasileiro com o movimento moderno no país. Foi um arquiteto autodidata, além de escultor e designer, e recebeu o título de arquiteto honoris causa, em 1991, pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, pelas mãos de Lucio Costa.

Zanine foi contratado como técnico servidor da FAU-USP por intermédio de Alcides da Rocha Miranda e foi o criador e organizador da atual Seção Técnica de Modelos e Experimentações Construtivas (STMEEC), ou LAME, Laboratório e Modelos e Ensaios, como é originalmente conhecido. Esta homenagem, que contará com uma mesa redonda e com uma oficina experimental, representa a valorização que a FAU-USP atribui a Zanine enquanto o criador do LAME que, por sua vez, é a entidade para onde converge grande parte da prática desenvolvida pela teoria, história e tecnologia da faculdade.

Inscrições

15/05/2025 – Programação da Homenagem a Zanine na STMEEC da FAU-USP.
Endereço: Tv. E – Butantã, São Paulo – SP, 05508-090.


Recepção pública (17h – 17h30): Assentos limitados.

Mesa Redonda (17h30 – 19h): Mesa redonda em homenagem a Zanine ressaltando sua extensa e excepcional atividade na área de arquitetura, urbanismo e design. Contará com a presença dos filhos de Zanine e de alunos do GFAUD, além da diretoria, docentes e pesquisadores da FAUD-USP.

Participantes: José Zanine Caldas Filho, Déa Dórea Zanine Caldas, Zanini de Zanine Caldas, João Sette Whitaker Ferreira, Maria Cecília Loschiavo, Amanda Carvalho, Tomás Queiroz Ferreira Barata, Reduzino da Silva.

Coffee Break (19h – 19h30)

Oficina Experimental com Madeira Maciça e Derivados de Madeira (19h30 – 22h30): Oficina prática guiada por Reduzino da Silva e Zanini de Zanine, voltada ao estudo e experimentação com madeira maciça, abordando suas características físicas, possibilidades construtivas e técnicas de manuseio. A atividade combina momentos teóricos e exercícios práticos, promovendo o contato direto com o material e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao seu uso em processos projetuais e construtivos.