II Seminário Arquivos, Historiografia e Preservação: perspectivas contemporâneas

Publicado em 10 de novembro de 2021

De 22/11/2021, às 14:00 a 07/12/2021
Local: Evento online

O II Seminário Arquivos, historiografia e preservação: perspectivas contemporâneas busca ampliar o diálogo sobre acervos entre instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Pretende-se discutir a montagem de acervos e revisar as formas de guarda, conservação e difusão de documentos para pesquisas e práticas em arquitetura, cidade e design. Pesquisadores, técnicos e gestores de museus, arquivos e outras instituições culturais das quatro cidades apresentam trabalhos importantes desenvolvidos há décadas, bem como iniciativas recentes que enfrentam os desafios do tempo presente.

Inscrições via formulário
Transmissão pelo YouTube

[22 de novembro de 2021]
Abertura do Seminário

14h30
Conferência de abertura
Arquivos, arquivamento e anarquivamento. Margareth da Silva Pereira (FAUUFRJ)

16h30
Lançamento do livro
Arquivos, memórias da cidade, historiografias da arquitetura e do urbanismo. Ana Castro; Eduardo Costa e Joana Mello [orgs.] FAUUSP, 2021

[ 23 de novembro de 2021]

Conferência
Políticas de arquivo: enfrentamento coletivo para uma gestão de riscos mais efetiva. Renata Vieira da Motta (ICOM Brasil/IDBrasil)

15h30
Mesa: Arquivo e arquitetura no Rio de Janeiro: uma história do tempo presente? Mediação: Priscilla Peixoto (FAUUFRJ)
Tomás Santa Rosa: um acervo de múltiplas origens para um artista de múltiplas habilidades. Niuxa Dias Drago (FAUUFRJ)
Sergio Bernardes: o acervo de Arquitetura e Urbanismo como provocação. Adriana Mattos de Caúla e Silva (EAU/UFF)

[ 29 de novembro de 2021 ]
Conferência
Arquitetura, arquivo e ativismo: reflexões sobre a experiência de Frankfurt. Daniela Ortiz dos Santos (Goethe University – Frankfurt)

15h30
Mesa: Acervos e práticas de pesquisa: memórias e histórias em Belo Horizonte Mediação: Carlos Oliveira (FAUUSP)
Acervos/arquivos do Museu Escola de Arquitetura UFMG: memória, contribuições e caminhos Celina Borges Lemos (EA/UFMG)
Acervos públicos e histórias da população negra em Belo Horizonte Josemeire Alves Pereira (FLACSO-Brasil/Casa do Beco)=

[ 30 de novembro de 2021 ]
Conferência
A não coleção de design brasileiro no V&A Museum: Os desafios da curadoria de design contemporâneo Frederico Duarte (Faculdade de Belas-Artes – ULisboa)

15h30
Mesa – Memórias urbanas: arquivos e fontes em Brasília.
Mediação: Carlos Henrique Magalhães de Lima (FAU UnB)
Memórias perdidas, esquecimentos vividos
Andrey Schlee (FAU UnB)
Narrando a cidade, construindo arquivos