Lançamento Coleção Caramelo

Publicado em 24 de novembro de 2023
ADI

Em 07/12/2023, às 17:30
Local: Auditório Ariosto Mila

A Coleção Caramelo retorna com mais três títulos, todos já disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP.

O livro continua sendo objeto cultural que desperta, em sua materialidade, o interesse do leitor, inclusive na leitura por meio de imagens, intensificada no mundo contemporâneo. Não obstante a dominância dos meios digitais, formas alternativas de produção de livros vêm emergindo nas duas últimas décadas, tanto pela busca de qualidade editorial como pela possibilidade de experimentação gráfica, proporcionando uma experiência única na criação de narrativas. Que mensagens tais livros comunicam e quais os processos envolvidos na sua criação? Que linguagens e dimensões poéticas podem ser exploradas? Qual a importância do leitor na concepção do design do livro? É possível conceber um livro ilustrado acessível a leitores cegos? Em Design e dimensões narrativas multissensoriais: livro como objeto de pesquisa e prática criativa, procura-se abordar tais questionamentos a partir da contribuição de pesquisadores e profissionais do campo do design que investigam ou praticam a criação de narrativas visuais, sejam elas destinadas ao público infantil ou adulto. A autora pontua a condição metodológica do design e sua predisposição para abraçar questões complexas, a partir da interseção de saberes, na esteira da inovação tecnológica e experimentação laboratorial.
O fenômeno da ociosidade imobiliária é observado não apenas em grandes metrópoles, mas também em cidades de porte médio em
todas as regiões do Brasil. Imóveis com infraestrutura instalada de água, esgotamento sanitário, pavimentação, energia elétrica, iluminação pública e servidos por redes de transporte e equipamentos públicos encontram-se vagos e sem utilização em um contexto de crescimento do estoque construído em números absolutos e relativos nas últimas décadas. Em uma perspectiva de indução à utilização desses imóveis ociosos, diversos instrumentos e metodologias têm sido adotados, podendo ser citados o Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (peuc), Imposto Predial e Territorial Urbano Progressivo no Tempo (iptup) e Desapropriação-Sanção. A finalidade desta publicação é apresentar o processo de construção e os resultados da aplicação da Metodologia para Identificação de Imóveis Potencialmente Ociosos (miipo), desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (LabHab/fauusp) e do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do abc (Lepur/ppgpgt-ufabc) para subsidiar a aplicação do peuc em São Paulo. O aprimoramento de políticas públicas por meio do conhecimento dos limites e possibilidades de um dos mais importantes instrumentos de política urbana é, portanto, a finalidade última desta publicação.
Pesquisar é um ato de curiosidade. Escrever, procurando uma verdade, é um ato de coragem. Este livro reúne estas duas qualidades. Contar uma estória ainda viva e de forma crítica, a partir de dentro, exige tanto um apego afetivo quanto uma distância salutar. Com esta maturidade, a autora nos apresenta um quadro refletido e vivido do desenvolvimento histórico do discurso e da prática de ensino de projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, que contribuiu e contribui para a formação profissional de várias gerações de arquitetas e arquitetos há mais de sete décadas. A escolha feita pela autora, a partir de sua experiência educacional, no passado, e de educadora, no presente, é de privilegiar a relação entre projeto e desenho (tanto como conceitos quanto como práticas) no discurso histórico e nos desafios correntes do corpo docente da faculdade.
Contamos com sua presença!