Lançamento da 74ª edição da Revista da Biblioteca Mário de Andrade

Publicado em 22 de novembro de 2022

Em 01/12/2022, às 16:00
Local: Sala dos Espelhos - FAU Maranhão

A 74a edição da Revista da Biblioteca Mário de Andrade é composta por doze artigos que analisam a condição contemporânea das bibliotecas. Lançada em 1943 com o nome “Boletim Bibliográfico da Biblioteca Municipal de São Paulo”, desde 1992, ela passou a publicada como “Revista da Biblioteca Mário de Andrade”. Com o tema “A Biblioteca e a Cidade”, este número da publicação teve Francesco Perrotta-Bosch, biógrafo de Lina Bo Bardi e doutorando da FAU USP, como editor convidado.

Os textos abordam o modo como bibliotecas em todo o mundo relacionam-se com seus contextos. Há desde casos de singelas bibliotecas comunitárias no sertão da Bahia e em um cemitério de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, até grandiosas edificações de alcance metropolitano e repercussão global como as bibliotecas que o arquiteto holandês Rem Koolhaas concebeu para Paris e realizou em Seattle. Tendo em vista a disseminação de informações nas plataformas digitais, artigos de biblioteconomia questionam em que medida as bibliotecas físicas ainda são pertinentes nos dias atuais. Nisto, sua condição de espaço público, democrático, aberto também é examinada: como modos específicos de organização de livros estimulam reflexões sobre as formas de organização do conhecimento e da sociedade.

A própria Biblioteca Mário de Andrade foi esmiuçadamente pesquisada. Há o artigo que sistematiza historicamente o desenvolvimento do projeto concebido pelo arquiteto Jacques Pilon. Um ensaio aborda a relação do próprio Mário de Andrade com a principal Biblioteca Municipal de São Paulo, antes que ela ganhasse o nome em homenagem ao poeta. Conta-se também a história do sistema de bibliotecas públicas na cidade e o serviço das bibliotecas itinerantes no século 20. Ao fim, o Informe da BMA relata iniciativas recentes do corpo de funcionários da Biblioteca, como a catalogação do Arquivo Histórico e os clubes de leitura para pessoas em situação de rua.

Exemplares da revista serão distribuídos gratuitamente no lançamento na FAU Maranhão. Na ocasião, ocorrerá uma conversa com os autores Bel Santos Mayer, Claudio Leal e Joana Mello, professora da FAU USP, com a mediação de Francesco Perrotta-Bosch. Outros colaboradores da revista também estarão na data.

Sumário de 74ª edição da Revista da BMA

A BIBLIOTECA E A CIDADE