Lançamento dos Livros da Coleção Caramelo

Publicado em 16 de dezembro de 2021

Em 17/12/2021, às 16:00
Local: Salão Caramelo

A Direção da FAUUSP e sua Comissão Editorial convidam toda a comunidade para o evento de lançamento dos três primeiros títulos da Coleção Caramelo. O evento ocorre em cerimônia presencial, no Salão Caramelo do Edifício Vilanova Artigas, no dia 17/12/2021, sexta-feira, às 16h. ,

Primeiro bloco da apresentação musical:
Paulo e Marcos – Duo Vozes e Violões

Mesa de apresentação dos livros e do projeto composta por:
Ana Lanna – Diretora da FAUUSP
Ana Claudia Veiga Castro – Comissão Editorial da FAUUSP
Joana Mello de Carvalho e Silva, Eduardo Augusto Costa, Ana Claudia Veiga de Castro, Carolina Alvim de Oliveira Freitas e Jordana Alca Barbosa Zola – Autores das obras
Leandro Leão – Autor do projeto do selo da coleção
Chico Homem de Mello, André Luis Ferreira, José Tadeu de Azevedo Maia –  Responsáveis pelo projeto gráfico

Segundo bloco da apresentação musical:
Paulo e Marcos
Duo Vozes e Violões

Confraternização

Conheça as obras

Mulheres e periferias como fronteiras: o tempo-espaço das moradoras do Conjunto Habitacional José Bonifácio

Autora: Carolina Alvim de Oliveira Freitas
Originado de dissertação de mestrado na FAUUSP, o livro busca compreender os cruzamentos entre as transformações do espaço da periferia e as transformações dos papéis sociais das mulheres, tomando o caso do Conjunto Habitacional José Bonifácio (conhecido como Cohab II) em Itaquera, zona leste de São Paulo. A história do planejamento urbano do século XX e dos planos público-privados do século XXI compõem um movimento que não permite interpretar a produção do espaço com os mesmos olhos do pensamento urbano clássico brasileiro sobre a periferia. Prefácio do Prof. Tiaraju Pablo D’Andrea (Unifesp).

Várzea do Tietê: projeto e urbanização marginal

Autora: Jordana Alca Barbosa Zola
Originalmente apresentado como tese de Doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2018), o livro evidencia – em texto e imagens – os diversos ideários, interesses e ações que transformaram o Rio Tietê e sua área de domínio natural na principal estrutura metropolitana de São Paulo. Organizado em duas partes, o livro procura esclarecer qual foi e qual poderia ser, hoje, o projeto para a Várzea do Tietê. Prefácio do Prof. Dr. Julio Katinsky (FAUUSP).

Arquivos, memórias da cidade, historiografias da arquitetura e do urbanismo

Organizadores: Ana Claudia Veiga de Castro, Joana Mello de Carvalho e Silva, Eduardo Augusto Costa.
O livro reúne contribuições de pesquisadores da história, da arquitetura, do urbanismo, da cidade e das artes, de bibliotecárias e arquivistas de universidades e órgãos públicos, para refletir sobre práticas didáticas, de pesquisa, de gestão e de conservação de documentos, bem como busca refletir sobre seus rebatimentos no campo profissional. Prefácio da Profa. Margareth Pereira (UFRJ).