Martino Pedrozzi na FAUUSP

Publicado em 7 de junho de 2023
ADI

De 13/06/2023, às 13:00 a 14/06/2023
Local: FAU

Palestra “Arquitetura Direta: Prática e Didática da Experiência” com Martino Pedrozzi
13/06/2023, às 13h, sala 811, Edifício Vilanova Artigas  
Construir e dar forma ao espaço compartilhado implica empenho social, uma obrigação relacionada à comunidade. Mas o fazer arquitetônico inicia, necessariamente, isoladamente como uma atividade individual de análise, reflexão e síntese. Este momento inicial do projeto vem antes de qualquer vínculo, no contexto ideal do próprio pensamento. Na melhor das hipóteses, portanto, o projeto se traduz felizmente mesmo no contexto mais traiçoeiro do mundo real. Com arquitetura direta, prática e didática da experiência, Martino Pedrozzi abordará, através de uma sequência de imagens evocativas, precisamente daqueles projetos ideais refletidos na realidade de modo direto e coerente, quase imediata: seus projetos de arquitetura, muitas vezes mínimos, em cenários remotos nos Alpes, muitas vezes realizados com seu envolvimento pessoal inclusive na realização da obra, mas também obras concebidas e realizadas coletivamente com seus alunos da Accademia de Architettura di Mendrisio, numa fusão coerente da atividade profissional e acadêmica em favor da experiência.

Lançamento do livro “Cigarrilhas: Dois meses no escritório de Oscar Niemeyer” de Martino Pedrozzi 
13/06/2023, às 18h, na sala 807, Edifício Vilanova Artigas 
Mesa com
Martino Pedrozzi, autor
Silvana Romano, editora
Alvaro Puntoni e Angelo Bucci, professores
O livro descreve a experiência de um estágio de três meses no escritório de Oscar Niemeyer. A publicação feita anos depois, destaca o caráter permanente daquele convívio pelo estágio profissional — essa instituição na formação de um arquiteto — na vida de Martino Pedrozzi.

Mesa de Debate “Arquitetura Reta Dois meses no escritório de Oscar Niemeyer + Arquitetura Direta”
14/06/2023, às 18h, Sala dos Espelhos da FAU Maranhão
Martino Pedrozzi, com Angelo Bucci e Guilherme Wisnik
Os temas trazidos por Martino Pedrozzi, pelo relato da sua experiência de dois meses no escritório de Oscar Niemeyer e através da palestra sobre seu trabalho, informam a conversa. Além disso, o contexto do Ticino, ao qual Martino pertence, tem entrelaçamentos possíveis com o contexto da arquitetura em São Paulo, Brasil. A diálogo profícuo entre Paulo Mendes da Rocha e Luigi Snozzi representa de modo emblemático o compartilhamento de premissas ideológicas e construtivas. A abordagem de Martino Pedrozzi, pelo que explora na relação entre a geografia e arquitetura, soma outra camada de interesse comum. O intercâmbio
acadêmico entre FAUUSP e Accademia di Architettura di Mendrisio representa, em potencial, a possibilidade de explorar esses possíveis entrelaçamentos e institucionalizar uma disposição de diálogo através da relação entre as duas escola, porta para futuras gerações.