Palestra “Terra, Bienal de Veneza”

Publicado em 24 de agosto de 2023

Em 01/09/2023, às 14:00
Local: Auditório Ariosto Mila

Temos o prazer de convidar todas e todos para a palestra “Terra, Bienal de Veneza”, que ocorre em 01/09/2023, sexta-feira, às 14h, no Auditório da FAUUSP. Na ocasião, Gabriela de Matos e Paulo Tavares explicam o projeto curatorial do Pavilhão do Brasil, intitulado “Terra”, na 18ª Bienal de Arquitetura Veneza (2023), vencedor do Leão de Ouro, prêmio máximo desta edição.
Para essa edição da Bienal de Veneza, a curadora ganense-escocesa Lesley Lokko propôs o tema “O laboratório do futuro”. Dialogando com essa premissa, e propondo uma revisão crítica da história da arquitetura brasileira, os curadores iluminam as matrizes ameríndias e afro-brasileiras presentes – e normalmente ocultas – nessa história, renovando o olhar sobre nosso passado e presente, e elaborando críticas ao modelo eurocêntrico da nossa tradição, importante também no modernismo. Nesse sentido a “terra” aparece tanto como material físico, que remete ao chão sobre o qual pisamos, quanto como referência mais abrangente ao próprio planeta.
Sobre os palestrantes:
Gabriela de Matos é arquiteta e urbanista afro-brasileira, e cria projetos multidisciplinares com o objetivo de promover e destacar a cultura arquitetônica e urbanística brasileira a partir das lentes de raça e gênero. Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, especializou-se em sustentabilidade e gestão do ambiente construído pela UFMG. Mestranda do Programa Diversitas (FFLCH) da USP, leciona na Escola da Cidade, e foi vice-diretora do IAB-SP (2020-22). É fundadora do projeto Arquitetas negras.
Paulo Tavares é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Brasília, e explora as interfaces entre arquitetura, culturas visuais, curadoria, teoria e advocacia. Foi cocurador da Bienal de Arquitetura de Chicago 2019 (EUA) e, atualmente, é membro do conselho curatorial da segunda edição da Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023 (EAU). Foi curador dos projetos Acts of Repair (Preston Thomas Memorial Symposium, Cornell University), e Climate Emergency > Emergence, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) de Lisboa (Portugal).