Palestra “Transformações Urbanas na Colômbia e em Saravejo, Bósnia e Herzegovina”

Publicado em 19 de março de 2024

Em 22/03/2024, às 12:30
Local: Sala 807

Nesta sexta-feira, a FAU tem o prazer de receber Hubert Klumpner, arquiteto e professor do Instituto Suíço de Tecnologia de Zurique, ETHZ.

Hubert Klumpner é arquiteto e cofundador do escritório de design interdisciplinar U-TT. Como diretor de design e CEO do Urbanthinktank_next, sediado em Zurique, ele está entre os criadores da virada para o design socioambiental, um movimento que teve seu avanço internacional com a exposição “Small-Scale Big Change – New Architectures of Social Engagement” no MoMA, em Nova York, em 2010. Klumpner é Professor Titular do Instituto Suíço de Tecnologia de Zurique, ETHZ, onde ocupa a cadeira de Arquitetura e Design Urbano, dirige o Centro de Habitação (Wohnforum) e a Network City Landscape (NSL), e é o correspondente do Centro Universitário da ONU-Habitat para Habitação Informal.

Klumpner estudou Arquitetura na Universidade de Artes Aplicadas com distinção e recebeu o Prêmio da Cidade de Viena por sua tese. Ele se formou com um mestrado em Urban-Design como estudante Fulbright da Universidade de Columbia, em Nova York. Klumpner recebeu, como sócio da U-TT, vários prêmios, incluindo o Leão de Ouro da Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, o Golden Holcim Award, o Chicago Museum of Architecture and Design Award, o Cury Stone Award, o Ralph Erskine Award da Royal Swedish Academy of Architects e o Rudolph Schindler Award. Klumpner é membro da Sociedade Suíça de Engenheiros e Arquitetos e da Câmara Alemã de Arquitetos. Ele é membro do comitê acadêmico da Bienal de Urbanismo da UABB.

Fora da ETHZ, o Urbanthinktank_next tem escritórios na Suíça, Alemanha, Colômbia e trabalha atualmente com um Studio-Mobil nômade em Viena, Áustria.

*Palestra em espanhol