Quintas Ameríndias “Gênero e Ritual na Amazônia Indígena”

Publicado em 17 de setembro de 2021
ADI

Em 23/09/2021, às 10:00
Local: Evento online

Reflexões sobre gênero e perspectiva a partir da etnografia matses
Profa. Dra. Beatriz de Almeida Matos (IFCH-UFPA)
Esta comunicação tratará sobre modos da produção ou atualização da diferença entre povos ameríndios que tomam a forma do que podemos chamar de diferenciações de gênero, a partir da etnografia matses, povo de língua Pano que vive na bacia do rio Javari, na fronteira entre Brasil e Peru. A palestrante mostrará como as diferenças de gênero e perspectiva estão em jogo nas práticas de constituição da pessoa e em rituais como “a festa dos espíritos cantores” matses, e se dão necessariamente em relações de compartilhamento e aparentamento com outros: outros povos, plantas e animais.

Sobre a produção ritual da diferença de gênero entre os Karo-Arara do rio Machado
Profa. Dra. Júlia Otero dos Santos (IFCH-UFPA)
É notório o valor da diferença e da alteridade nas socialidades ameríndias. Esta comunicação irá explorar como, entre os/as Karo-Arara, falantes de uma língua isolada da família Ramarama (Tupi), a diferença de gênero é produzida, de um lado, por meio de uma fabricação corporal generificada e, de outro lado, por meio de dispositivos rituais, especialmente o Wayo ‘at Kanã (Festa do Jacaré), considerado uma festa de mulheres. Pretendo mostrar como o enredo do ritual problematiza a instabilidade do parentesco e a distinção entre os sexos. Nesta festa, é a presença dos jacarés e a perspectiva diferenciada dos envolvidos em relação a esses animais (inimigos para os homens e amantes para a mulheres) que separa ou faz emergir homens e mulheres.

Debatedoras
Profa. Dra. Cristiana Barreto (MPEG/MAE-USP)
Anna Heloísa Segatta (FFLCH-USP/Abya-Yala FAU)

Turmas Debatedoras
Pós-Graduação AUH-5860. A Recepção das Tradições Artísticas no Brasil. Apropriações e Reelaborações (séc. XVI-XX)
Grupo de estudos Abya-Yala FAU

window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date());gtag('config','G-1Y152RWM2K' ,{ 'anonymize_ip': true });