Quintas Ameríndias – Povos indígenas, coleções e colaborações – Profa. Dra. Marilia Xavier Cury

Publicado em 27 de outubro de 2022
ADI

Em 27/10/2022, às 10:00
Local: Evento online

Entre tantas responsabilidades que cabem aos museus na atualidade, uma delas é reconhecer suas relações com os povos indígenas no Brasil, independente de tipologia museal. Nesse âmbito, os museus de arqueologia e antropologia têm uma implicância maior e mais profunda, pois mantêm a guarda de coleções coletadas entre grupos indígenas por mais de um século até a atualidade. Questões podem ser levantadas, para instigar uma discussão: Como trazer essas coleções para a atualidade? Como reorganizar o museu com a participação indígena? Que museu queremos? A apresentação versará sobre uma experiência no MAE-USP, a exposição autonarrativa “Resistência Já! Fortalecimento e União das Culturas Indígenas – Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”.

Convidada:
Profa. Dra. Marilia Xavier Cury – InterMuseologias – Laboratório Interfaces entre Museologias – Comunicação, Mediação, Públicos e Recepção e Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP)

window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date());gtag('config','G-1Y152RWM2K' ,{ 'anonymize_ip': true });