Seminário “Compreendendo a cidade em suas múltiplas dimensões: planejamento urbano e regional, finanças públicas e direito”

Publicado em 12 de novembro de 2021

Em 25/11/2021, às 09:00
Local: Evento online

No dia 25 de novembro de 2021 ocorrerá o Seminário de ensino e pesquisa “Compreendendo a cidade em suas múltiplas dimensões: planejamento urbano e regional, finanças públicas e direito”.

Este seminário compõe as atividades de um Consórcio Acadêmico para a Excelência do Ensino de Graduação da Universidade de São Paulo e de mesmo nome. O evento debaterá a formação e a pesquisa a partir de uma perspectiva multidisciplinar, fundamental para a compreensão da cidade em sua dimensão mais complexa, com enfoque sobre a articulação entre os campos do direito, das finanças públicas e do planejamento urbano e regional.

Mesa 1: Planejamento urbano e regional, finanças públicas e direito: a relevância de uma abordagem interdisciplinar.
Mesa 2: Os desafios do ensino interdisciplinar na graduação em arquitetura e urbanismo, políticas públicas e direito.
Mesa 3: Vulnerabilidade ambiental e precariedades habitacionais nas metrópoles brasileiras.
Mesa 4: Experiências intersetoriais relacionadas à questão habitacional e ambiental.

Durante os próximos dias divulgaremos novas informações sobre as mesas e os convidados debatedores. Contamos com a sua participação ao vivo por meio do canal de YouTube da FAU USP! Recomendamos a inscrição com antecedência no evento a partir de formulário eletrônico.

O Consórcio Acadêmico para a Excelência do Ensino de Graduação que promove este seminário conta com a coordenação da professora doutora Luciana de Oliveira Royer (LabHab / FAU-USP) e da professora doutora Ursula Dias Peres (CEM / EACH-USP), e com a participação do professor doutor Luís Fernando Massonetto (FD-USP) e do professor doutor Jeferson Tavares (IAU-USP), todos responsáveis pela coordenação e orientação de bolsistas de graduação e pós-graduação da FAU-USP, EACH-USP, FD-USP e IAU-USP vinculados ao referido consórcio.

O seminário de ensino e pesquisa também compõe as atividades do “Grupo de Pesquisa CNPq “Produção do Espaço Urbano e Finanças Contemporânea: O Papel do Fundo Público”, coordenado pela professora doutora Luciana de Oliveira Royer (LabHab / FAU-USP) e pela professora doutora Ursula Dias Peres (CEM / EACH-USP), e as atividades desenvolvidas no âmbito do Apoio à Pesquisa Regular FAPESP Processo Nº 2019/07415-8, sob responsabilidade da professora doutora Luciana de Oliveira Royer (LabHab / FAU-USP), a quem agradecemos pelo financiamento das atividades.

Professora doutora Luciana de Oliveira Royer (LabHab / FAU-USP)
Professora doutora Ursula Dias Peres (CEM / EACH-USP)
Professor doutor Jeferson Tavares (IAU-USP)
Professor doutor Luís Fernando Massonetto (FD-USP)