V Seminário “A cidade e a questão racial” LabRaça

Publicado em 17 de novembro de 2021
Comunicação

Em 19/11/2021, às 17:00
Local: Evento online

Este ano, o seminário pretende discutir em que medida a dimensão cultural, entendida como reconhecimento e liberdade para o exercício das práticas das manifestações musicais, festivas, religiosas afro-diaspóricas, contribuirão na luta política contra a opressão racial e pelo direito dos afrodescendentes à cidade.

Convidados:
FÁBIO VELAME (UFBA):
CIDADES AFRO-DIASPÓRICAS: LAÇOS ÁFRICA-BRASIL

Resumo: A palestra traçará as relações, conexões e reinvenções das Arquiteturas Afro-diaspóricas entre cidades dos antigos impérios de Oyo na Nigéria, Daomé no Benim, e do Reino do Congo no Gabão, Congo, República Democrática do Congo e Angola com as Arquiteturas Afro-Brasileiras dos Terreiros de Candomblé das Nações Ketu, Egum, Jeje e Angola, os Quilombos, e os Blocos Afro, construindo num processo continuo as Cidades Afro-Diaspóricas nos dois lados do Atlântico Negro.

WALLACE LOPES (UFRJ):
PRAÇAS NEGRAS: O GRANDE RIO DE JANEIRO AFRICANO DE TIA CIATA

O samba modela o espaço. É possível pensar num circuito espacial na produção de territórios quilombolas na cidade do Rio de Janeiro no final do século XIX? Assim iremos problematizar as redes negras no texto político do espaço urbano.
Mediação: Gleuson Pinheiro (LabRaça FAUUSP).

FÁBIO VELAME é professor associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia – FAUFBA, pesquisador permanente do CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais – UFBA: Grupo de Pesquisa EtniCidades: grupo de estudos étnico-raciais em arquitetura e urbanismo – CNPQ/UFBA, coordenador nacional da área de arquitetura e urbanismo da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

WALLACE LOPES SILVA é filósofo e historiador, doutor pelo IPPUR/ UFRJ, pós – doutor em filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto ( UFOP), professor de Filosofia da Escola Politécnica da Fiocruz e pesquisador do Lab.espaço Ippur/ufrj.

Link para a sala do Zoom.