Eventos

Veneza 1600 anos

Publicado em 13 de setembro de 2021
Comunicação

Em 15/09/2021, às 10:30
Local: Evento online

A FAUUSP convida para o Webinar “Teatri del Mondo”, etapa brasileira do ciclo internacional em comemoração aos 1600 anos da fundação Veneza. O evento é uma iniciativa da Universitá Iuav e da Municipalidade de Veneza, e no Brasil conta com a parceria da FAUUSP e do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo.

Quando : 15/09/2021 / Quarta feira
Horário : 10h30 São Paulo / 15h30 Veneza
Link: https://register.gotowebinar.com/register/4193865420209139980

Programa
Abertura
Michele Gialdroni: Istituto Italiano di Cultura de São Paulo
Ana Lucia Duarte Lanna: FAUUSP

Introdução
Francisco Spadoni : FAUUSP / Repensando Il Teatro del Mondo : Wave 2012

Apresentações
Alberto Ferlenga: Iuav / Aldo Rossi: o Teatro sobre a água
O “Teatro do Mundo” de Aldo Rossi, construído em Veneza em madeira e tubos de metal, atracado em Punta della Dogana durante a Bienal de Teatro de 1980 e depois desmontado, era um pequeno teatro flutuante destinado a durar a época de um evento. Desde o início, porém, o seu sucesso foi muito além da consistência material e contribuiu significativamente para o sucesso internacional do seu arquitecto, que foi o primeiro vencedor italiano do Prémio Pritzker atribuído em Veneza 10 anos mais tarde. A palestra descreve as fases de concepção e construção da pequena obra, a viagem através do Adriático, e a fortuna “póstuma” de um edifício singularmente capaz de interpretar a profundidade e leveza de uma cidade única como Veneza.

Daniele Pisani: Politecnico di Milano / Veneza como modelo. Mendes da Rocha e um teatro para a baía de Montevideo
Muitas vezes exaltada pela sua singularidade irredutível, Veneza surpreende também e sobretudo pela sua capacidade persistente de se impor como um exemplo, como um modelo. Isto é demonstrado pela re-proposição de uma ideia inesperada e esclarecedora de Veneza – que se tornou um verdadeiro paradigma – no projeto de um arquiteto brasileiro para a capital do Uruguai.