Comitês de Ética em Pesquisa USP

A USP possui, em São Paulo, 12 Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos. No interior, há 2 Comitês de Ética Ambiental na Pesquisa (CEAP), um em São Carlos e outro em Piracicaba. A lista completa dos Comitês está disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

A FAUUSP, assim como vários outros institutos da universidade, não tem um Comitê de Ética próprio, cabendo então a cada pesquisador identificar o Comitê (CEP ou CEAP) mais próximo à temática de sua investigação científica.

Os protocolos de pesquisas realizadas na USP que demandem aprovação e acompanhamento por Comitês de Ética devem ser registrados na Plataforma Brasil. Neste registro será solicitada a indicação do Comitê de Ética selecionado pelo pesquisador.

Outras informações correlatas quanto à legislação relativa aos procedimentos científicos conduzidos com seres humanos, animais e meio ambiente, estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Páginas relacionadas