Programa de Pós-Doutorado │ Programa Pesquisador Colaborador da USP

O Pós-Doutorado na USP é um programa realizado por portadores de título de Doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. O Programa Pesquisador Colaborador visa oferecer a oportunidade de pesquisadores externos, vinculados ou não a outra instituição, colaborarem em projetos de pesquisa da USP.
Programa de Pós-Doutorado

O Pós-Doutorado na USP é um programa realizado por portadores de título de Doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. A inscrição no Programa deve ser feita na Comissão de Pesquisa da Unidade em que o trabalho será desenvolvido.

CPq | FAU – INFORMA|2018

Ref: Sistema Atena – NOVOS PROCEDIMENTOS “PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO DA USP” – “Ofício Circular no. 005/2018/PRP, datado de 06/06/2018” (anexo)

Quanto ao item “Observações” – Projeto (do ofício circular citado acima). A Comissão de Pesquisa, deliberou que o cadastro do projeto deverá ser inserido pelo (a) supervisor (a), no Sistema Atena, a partir de 01/08/2018.

O novo sistema foi desenvolvido para que todo o processo que hoje tramita em papel seja executado pelo (a) supervisor (a), conforme fluxograma da página 58 do manual (anexo).

Orientações para uso do Sistema estão disponíveis no item “Ajuda” (Programa>Pós>Ajuda) – Sistema Atena.

 

Confira o Guia para o Programa de Pós-Doutorado da USP elaborado pela PRP.

Portaria PRP Nº 701, de 23 de maio de 2019

Resolução CoPq nº 7.660, de 22 de maio de 2019

Resolução CoPq nº 7.406, de 03 de outubro de 2017

FAQ – Pós-Doutorado

Programa Pesquisador Colaborador

O Programa Pesquisador Colaborador, criado em 06 de outubro de 2017, visa oferecer a oportunidade de pesquisadores externos, vinculados ou não a outra instituição, colaborarem em projetos de pesquisa da USP.

RESOLUÇÃO CoPq Nº 7413, DE 06 DE OUTUBRO DE 2017

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA INSCRIÇÃO do Programa Pesquisador Colaborador

CONCLUSÃO DO PROGRAMA

Ao final do período, o Pesquisador Colaborador deverá apresentar um relatório das atividades realizadas (em PDF no máximo 4mb), a ser aprovado pelo docente proponente e apreciado pelo Departamento e Comissão de Pesquisa. Caso o período de permanência seja superior a 12 meses, um relatório ao final do primeiro ano será considerado requisito para a extensão do período de permanência.

RENOVAÇÃO

A participação no Programa poderá ser renovada mediante apresentação de nova documentação. A renovação deverá ser solicitada até 40 (quarenta) dias antes do término da vigência. O período máximo de vinculação do pesquisador colaborador com o mesmo projeto de pesquisa é de 5 (cinco) anos.

 

Anexo I– Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora. (Modelo: pág. 03). COM BOLSA. De responsabilidade da CPq, após aprovação.

Anexo II – Termo de Compromisso de Pesquisador Colaborador. (Modelo: pág. 04). SEM BOLSA. De responsabilidade da CPq, após aprovação.

Anexo III – Declaração de reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual. (Modelo: pág. 05).

Anexo IV – TERMO DE ADESÃO – PESQUISADOR COLABORADOR – após aprovado o pedido, deverá ser celebrado termo de adesão assinado pelo Diretor da Unidade. (Modelo: pág. 06).

 

 

 

Expediente
Prof. Dr. Artur Simões Rozestraten
Presidente da Comissão
Profa. Dra. Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
Vice-Presidente da Comissão
Elizabete Melchior dos Reis
Secretária
Contato:
cpqfau@usp.br
+55 (11) 3091.4534
Atendimento ao público:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 (intervalo das 12h às 13h)