Equipe FAU é finalista em concurso internacional

Publicado em 8 de maio de 2024

A equipe Borsha Hopes @fau_borshahopes, que conta com quatro alunos da FAUUSP (Guilherme Boaventura, Júlia de Barros Rodrigues, Lorena Avallone e Isabela Rodrigues) está na final de Concurso Internacional na Holanda. A equipe que representa a USP no concurso é composta também por alunos da ESALQ e da Brandenburg University of Technology, na Alemanha. Na FAU o grupo conta com orientação das professoras Catharina Pinheiro e Adriana Sandre.

O concurso internacional “Nature-Based Future Challenge” da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos teve início em novembro de 2023 e tem como tema o debate das mudanças climáticas, pensando em projetos para o futuro, nesta edição com foco em Bangladesh. A equipe da USP teve a honra de ser selecionada, primeiramente para o top 20, e agora para o top 10 da competição, com a etapa final em Wageningen, entre os dias 10 e 12 de junho.

Na primeira fase do concurso, a equipe realizou uma análise de Bangladesh, com o intuito de conhecer melhor seus desafios e potenciais. A partir de um macrozoneamento realizado para todo o país, foi possível destacar zonas com características similares. Foi necessário também realizar a escolha de uma região para aprofundar e desenvolver soluções para um futuro em 2120 na etapa seguinte, sendo a área escolhida a divisão de Chattogram. Assim, para compreender as especificidades da área, o grupo desenvolveu projeções das tendências atuais, e identificou linhas de propostas de acordo com suas necessidades futuras. Com uma previsão catastrófica, o trabalho se propôs a buscar soluções em seis eixos diferentes: Comida, Energia, Urbano, Economia, Biodiversidade e Água. Dentro desses eixos, as propostas se desdobravam, na intenção de mitigar as mudanças climáticas no país e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida dos que vivem ali, no que o concurso chama de “caminho de transição baseado na natureza”.

Apoie a equipe e siga o perfil do Instagram.

Para conhecer mais a competição, acesse o site.

Equipe tem quatro alunos FAUUSP em sua formação