LPG – Publicação e produção gráfica

Publicação e Produção Gráfica

A Seção Técnica de Produção Editorial -LPG -executa serviços de editoração, desde o projeto gráfico até a sua produção. Está diretamente ligada à diretoria, que junto a Comissão Assessora da Direção, define prioridades, normas e procedimentos. Tem por objetivo apoiar aos órgãos e seções da FAUUSP, sendo responsável pela produção de todo seu material gráfico, para finalidades de pesquisa, ensino, extensão e administrativas, podendo também prestar serviços às demais Unidades da USP, desde que solicitadas à Diretoria, sem prejuízo dos trabalhos em andamento, gerando renda industrial para a FAUUSP.

O LPG produz, em particular, publicações de autoria de docentes e pesquisadores, assim como impressos de apoio didático necessários ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa. Além dessa produção, desenvolve atividades junto aos alunos da FAU, promovendo concursos, oficinas, etc., que permite-os receber treinamento em técnicas gráficas de impressão e reprodução, e encontrar meios para desenvolver trabalhos como cartazes, convites, folders, painéis de exposições, etc., sempre buscando uma maior qualidade técnica.

I) Atendimento Didático

1. O interessado em desenvolver atividades em tipografia ou serigrafia deverá agendar horário no LPG, sendo o atendimento restrito ao número de 7 alunos por período, sendo 3 em serigrafia e 4 em tipografia;

2. Os instrumentos necessários à execução dos trabalhos serão emprestados com a apresentação da carteirinha USP e deverão ser devolvidos nas mesmas condições. Qualquer aluno da USP pode utilizar o laboratório.

O uso de máquinas e equipamentos do LPG deve atender às seguintes normas:

• Para o uso dos equipamentos gráficos do laboratório é necessária a consulta prévia a um dos técnicos da seção;
  • O uso dos computadores é preferencial às disciplinas, podendo ser utilizados nos demais horários, desde que feita a consulta ao técnico da seção;
  • A impressora é de uso exclusivo das disciplinas ministradas na sala didática do laboratório.

II) Publicações

As publicações são, em sua maioria, revistas científicas que refletem a produção de uma conceituada faculdade. Seus editores devem, portanto, estar atentos aos procedimentos necessários para que possa cumprir o trabalho dentro dos prazos previstos. As publicações devem ser encaminhadas à Comissão Editorial da FAUUSP.

III) Serviços

Plotagem

Gratuita:

• Os serviços gratuitos serão executados mediante autorização prévia da Direção em formulário próprio;
  • O material a ser impresso (plotter) deverá estar finalizado em arquivo para impressão PDF.

Paga:

• O interessado faz a solicitação do serviço;
  • O funcionário preenche a guia de recolhimento e entrega ao interessado para que efetue o pagamento junto ao Serviço de Tesouraria;
  • O serviço será entregue mediante a confirmação do pagamento.

Obs.: O CTA, define periodicamente a tabela de preços para os serviços, que necessitam um prazo mínimo (24 horas) para sua execução.

Reprografia da FAU

Telefone: +55 (11) 3091 4530
Local: Edifício Anexo
Telma de Souza Dias

Cartão de Visita Institucional

• A confecção seguirá normas pré-estabelecidas de cor, formato e fonte;
  • O interessado solicita a confecção de cartão encaminhando-a para o e-mail lpgfau@usp.br e, quando estiver pronto, um funcionário do setor entrará em contato para serem retirados.

Folders e cartazes

• O interessado deve ir pessoalmente ao LPG para ver a possibilidade e a melhor forma de execução, formato, tipo de papel, tiragem e prazo;
  • O interessado encaminha um documento à Direção detalhando seu trabalho;
  • Autorizada a solicitação, o LPG entra em contato com o interessado para entrega do material. O material a ser impresso deve ser entregue já formatado e em arquivo fechado (PDF);
  • Quando estiver pronto o funcionário do setor entrará em contato para serem retirados.

Corte de papel e acabamento

• O interessado entra em contato diretamente com o Setor de Gráfica, para agendar o serviço;

Outros impressos

• Os pedidos de impressão deverão ser encaminhados por escrito, em ofício, expressamente autorizado pela Diretoria, chefia do Departamento, Serviço ou Seção de origem;
  • As solicitações do GFAU serão atendidas mediante autorização da Direção;
  • O material de apoio aos eventos deverá ser encaminhado pelo Setor de Eventos, em formulário próprio e autorizado pela Direção;
  • Deverão constar nos pedidos as informações necessárias para a execução do impresso (título, formato, tiragem, cor, papel, etc. ou o código do impresso administrativo);
  • Uma vez verificada a possibilidade de execução dos serviços dentro da programação em andamento, as solicitações serão atendidas por ordem de chegada do material completo. A interrupção dessa programação, para atendimento de solicitações impostergáveis, dependerá de autorização por escrito da Direção.

link para solicitação de serviços do lpg

IV)Oficinas

O LPG realiza periodicamente oficinas práticas de curta duração, ministrada pelos técnicos da gráfica, de tipografia, serigrafia, acabamentos gráficos, encadernação, offset, produção gráfica etc. (veja programação)

E-mail: lpgfau@usp.br