Projeto de Arquitetura

Coordenador: Prof Dr Francisco Spadoni
Suplente: Profª Drª Helena Aparecida Ayoub Silva

Área de Concentração: PROJETO DE ARQUITETURA

A área de concentração PROJETO DE ARQUITETURA tem como objeto de estudo o projeto de arquitetura e urbanismo. Constitui-se como instrumento de reflexão teórico-prática sobre as varias escalas que envolvem a intervenção arquitetônica, do edifício ao espaço urbano, incluindo-se o mobiliário, momento limite da mediação do corpo com os lugares. Reconhece o projeto como uma forma peculiar de produção do conhecimento que mobiliza, de modo específico, códigos e representações.

LINHAS DE PESQUISA
1. PROJETO: PRODUÇÃO E PESQUISA

Linha de pesquisa que trata dos elementos constitutivos do projeto e de seus fundamentos. Entende por elementos, o instrumental técnico que se mobiliza na concepção; as etapas e processos de produção e os sistemas de representação como estratégia de projeto. Os fundamentos referem-se aos conceitos teórico – prático que orientam as decisões.

2. PROJETO: ARQUITETURA E CIDADE

Linha de pesquisa que trata da relação entre edifício, cidade e suas escalas de intermediação. Considera, para tanto, que a arquitetura se manifesta no processo histórico de constituição do espaço urbano, sendo dele indissociável como instrumento de abrigo das atividades do homem. Seus campos de interesse como investigação se dão, numa escala crescente, das áreas de transição entre os edifícios e destes com a cidade até as intervenções urbanas, entendidas em seus vários matizes que vão dos aspectos geográficos da constituição dos territórios ao desenho da cidade.

3. PROJETO: TEORIA E MÉTODO

Linha de pesquisa que se propõe a investigação das teorias e metodologias que fundamentam o projeto de arquitetura, seja em sua dimensão prospectiva como informadora dos processos de produção, seja em seu viés crítico e pedagógico como reflexão analítica sobre essa produção. Considera, como estratégia conceitual, dois campos de investigação; o prospectivo, que se antecipa ao projeto como método de ação e o descritivo, que busca organizar o produto segundo critérios de analise e verificação.”