Identidade visual

O Manual de Identidade Visual está em fase de produção.

A marca FAU

A utilização indevida dos logotipos vai de encontro às leis 9.610/98 e 9.279/96, que regulam os direitos autorais e a propriedade industrial.

FAU
Créditos: USP Imagens

Publicado em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Logotipos – 15/03/2012

Fonte: Imagens

Símbolo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo por Benedito Lima de Toledo – 16/9/2015

FAU

s

Símbolo da FAU USP na empena da elevação principal do edifício da FAU USP, projeto dos arquitetos Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

Foto Nelson Kon

b

A Ludovico Antônio Martino – arquiteto e urbanista –, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e recentemente falecido, deve o design paulista valiosas contribuições. Juntamente com o arquiteto João Carlos Cauduro, criou o sistema de sinalização para a Avenida Paulista, elegante e sóbrio como convém à avenida-símbolo de São Paulo.

Da prancheta desses designers saíram regularmente trabalhos de alta qualidade. Particularmente, o que mais sensibilizou seus colegas foi a seleção do trabalho de Ludovico Martino em concurso promovido pelos alunos para a escolha do símbolo da FAU-USP. Nele está sintetizada a secção da coluna dórica (arquitetura) e o sol (urbanismo).

O símbolo foi oficializado pelo então diretor da FAU, professor Lourival Gomes Machado e o arquiteto João Baptista Vilanova Artigas o deixou gravado no concreto da elevação principal do novo edifício que projetou para a FAU na Cidade Universitária.

*NE – o presente texto foi publicado anteriormente no blog de Edison Veiga e no website oficial da FAU USP. O editor agradece Ricardo Azevedo e Mário Henrique D’Agostino, professores da FAU USP, pelos contatos que viabilizaram a autorização do autor para essa republicação. O logo oficial da escola está disponível no endereço Imagens. No blog Luluba, de Luis Novaes, está publicado um desenho de construção do símbolo da FAU USP com a seguinte legenda: “Releitura de um desenho velho que estava no arquivo de artes da atlética. É a construção do símbolo da FAU USP, o famoso solzinho, bem legal de saber!”

Sobre o autor

Benedito Lima de Toledo, arquiteto e historiador, é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Fonte: Vitruvius