Iniciação Científica

 

Prezado(a) Aluno(a):

De ordem do Prof. Dr. Artur Simões Rozestraten – Presidente da Comissão de Pesquisa – informamos que as inscrições para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo – Edital: PIBIC|PIBITI|PIBIC-EM|CNPq – 2019/2020, estarão abertas – SISTEMA ATENA da USP. Edital está disponível em http://prp.usp.br/iniciacao-cientifica/

As inscrições serão realizadas pelo(a) orientador(a) no Sistema Atena.

Período das inscrições: Início: 22/04/2019 às 8h30 Término: 20/05/2019 às 12h00

Os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Iniciação>Projetos). As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no item 1.2 do manual (Programas>Iniciação>Ajuda).

Lista PIBIC 2019-2020

 

ATENDIMENTO | INFORMAÇÕES CORRELATAS

O atendimento aos orientadores em concorrer aos Editais PIBIC, PIBITI e PIBIC – deve ser feito à Comissão de Pesquisa.

O Fale Conosco da Pró-Reitoria de Pesquisa responderá apenas a solicitações desta Comissão.

ORIENTADORES PÓS-DOUTORANDOS

Os orientadores pós-doutorandos que quiserem inscrever seus projetos deverão solicitar acesso ao sistema à Comissão de Pesquisa. Para liberar o acesso do pós-doutorando. Após o cadastro pela CPq, o pós-doutorando deverá cadastrar sua senha no link “Primeiro Acesso! do menu Acesso Restrito, após submeter a inscrição do projeto de pesquisa.

Além das exigências contidas nos respectivos editais, PIBIC e PIBITI, ambos possibilitam às unidades a determinação de exigências específicas, suplementares, para que se considerem válidas as inscrições nos referidos processos de seleção. Nesse sentido, para o processo de seleção de bolsas 2019/2020, a Comissão de Pesquisa da FAUUSP deliberou o seguinte:

o estudante deverá ter cursado, previamente ao ato de inscrição, os dois primeiros semestres do curso de graduação, tenham os mesmos sido realizados na FAUUSP, em outra unidade da USP, ou ainda em outra instituição de ensino superior;

caso o aluno tenha sido reprovado em uma ou mais disciplinas, deverá elaborar justificativa com anuência do orientador, tal justificativa deverá ser anexada ao “Sistema Atena” juntamente com o projeto de pesquisa no ato da inscrição. Essa justificativa será apreciada pela CPq-FAUUSP como um elemento complementar de ponderação da avaliação do desempenho acadêmico do aluno;

Gostaríamos de lembrar aos colegas professores que os referidos editais colocam, entre os compromissos dos orientadores, a atuação “nas atividades do PIBIC e do SIICUSP, tais como: avaliação, seleção de trabalhos e coordenação de seções e painéis. O não atendimento desta solicitação e das demandas de emissão de pareceres por parte da CPq resultará na perda de prioridade para concessão de bolsa no ano subsequente”.

Qualquer dúvida, após a leitura dos editais, favor consultar a Secretaria da CPq -FAUUSP.

Atenção ao horário de encerramento das inscrições.

Comissão de Pesquisa|FAUUSP

 

Edital PIBIC

Edital PIBITI

Edital PIBIC-EM

 


 

 

As bolsas de Iniciação Científica são oferecidas pelas agências governamentais: PIC/CNPq, RUSP, SANTANDER, CAPES, CNPq e FAPESP.
A Comissão de Pesquisa coordena as bolsas: PIC/CNPq, RUSP e SANTANDER – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP: “Promover o desenvolvimento científico e tecnológico e executar pesquisas necessárias ao progresso social, econômico e cultural no País”. Vigência da Bolsa, 11 meses. Admite-se até 2 renovações por bolsistas: e um bolsista para cada orientador. Considerando, entretanto a especificidade de áreas de conhecimento o CNPq. Manual e outras informações sobre o Programa estão disponíveis na home page do PIC (antigo PIBIC), no endereço: http://www.cnpq.br, www.usp.br/prp.

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação foi criado pelo CNPq com o objetivo de estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Os objetivos do Programa são: Contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

 

 

IC sem Bolsa

Calendário 2013/2014

Demonstrativos

 

Relações de Iniciação Científica

Institucional/RUSP (Agosto/2012 – Julho/2013)

Institucional/RUSP (Fevereiro/2013 – Julho/2013)

PIC/CNPq (Agosto/2012 – Julho/2013)

PIC/Santander (Agosto/2012 – Julho/2013)

PIBITI/CNPq (Setembro/2012 – Julho/2013)