Áreas de Concentração

O Programa de Pós-graduação em Design é constituído por uma única área de concentração (Design) com duas linhas de pesquisa. Design: Processos e Linguagens tem como foco investigações sobre a produção, projeto, métodos, sintaxe, semântica e caracterização simbólica do pensamento projetual; Teoria e História do Design congrega pesquisas sobre a história, teoria e crítica do design sobretudo nos aspectos que fundamentam e constituem o campo do design.

Linhas de Pesquisa

Design: Processos e Linguagens

A linha de pesquisa tem como foco investigações sobre a produção, projeto, métodos, sintaxe, semântica e caracterização simbólica do pensamento projetual. Nesse sentido, abrange reflexões sobre as dinâmicas que perpassam esta prática sob os pontos de vista da prospecção, produção e recepção, uso e pós-uso.

Teoria e História do Design

Congrega pesquisas sobre a história, teoria e crítica do design sobretudo nos aspectos que fundamentam e constituem o campo do design, visando contribuir para maior compreensão de sua identidade, assim como de seu papel social e civilizatório, da dimensão multi, inter e transdisciplinar de suas manifestações e de seus desdobramentos.