fau
ensino
pesquisa
cultura e extensão
 
eventos
concursos
defesas
home  contato  mapa do site  usp
 
   
I
I





publicações
revista pós

 
Pós - 36

pós-10   pós-11   pós-12   pós-13   pós-14
pós-15   pós-16   pós-17   pós-18   pós-19
pós-20   pós-21   pós-22   pós-23   pós-24
pós-25   pós-26   pós-27   pós-28   pós-29
pós-30   pós-31   pós-32   pós-33   pós-34
pós-35  

Capa


Normas para apresentação de trabalhos (novo)

Conselho editorial
Comissão editorial
Ex-editores
A missão da revista
A estrutura da publicação
O público-alvo
O perfil da publicação


Saiba mais sobre a Revista Pós 36 fazendo o download do arquivo:   Versão resumida Pós 36.pdf   |   Íntegra Pós 36


PÓS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Mestrado e Doutorado
Rua Maranhão, 88 – Higienópolis - 01240-000 – São Paulo/SP
Tel/Fax (55 11) 3017-3164
e-mail: rvposfau@usp.br, a/c Jorn. Izolina Rosa (MTb 16199)


Conselho editorial

Rodrigo Queiroz
Editor-chefe Universidade de São Paulo - USP
Área de História
Prof. Dr. Dario Gamboni
Departamento de História da Arte – Universidade de Genebra
Prof. Dr. Luis Marques
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Área de Tecnologia
Prof. Dr. João Gualberto de Azevedo Baring
Escola Politécnica da Universidade São Paulo – Poli-USP
Prof. Dr. António Baptista Coelho
Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC – Lisboa-Portugal
Área de Paisagem e Ambiente
Profa. Dra. Manuela Raposo Magalhães
Instituto Superior de Agronomia – ISA-Portugal
Prof. Dr. Henrique Pessoa
Politécnico de Milão – Itália
Área de Projeto
Prof. Dr. Roberto Zancan
University of Québec in Montréal – UQÀM
Área de Projeto, Espaço e Cultura
Prof. Dr. Adrián Gorelik
Universidade Nacional de Quilmes – Argentina
Prof. Dr. Miguel Buzzar
Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP

Comissão editorial

Maria Lucia Caira Gitahy
Presidente da Comissão de Pós-Graduação
Vladimir Bartalini - Vice-presidente
Rodrigo Queiroz - Editor-chefe
Editores adjuntos:
Ana Cláudia Castilho Barone
(Projeto, Espaço e Cultura)
Carlos Augusto Mattei Faggin
(Projeto)
Denise Helena Duarte
(Tecnologia)
Eduardo Alberto C. Nobre
(Planejamento)
Fábio Mariz Gonçalves
(Paisagem)
Hugo Segawa
(História)
Lara Leite Barbosa (Design)
Maria Camila Loffredo D'Ottaviano
(Habitat)

Redação
Izolina Rosa
Jornalista Responsável - MTb 16199
Diná Vasconcellos
Calendário de Teses e Dissertações
Rodrigo Sommer
Projeto Gráfico e Imagens de Abertura

Revisão
Português – Marina Vieira
Bibliográfica – Andréia Wojcicki Ruberti e Paola De Marco Lopes dos Santos

Produção gráfica
Laboratório de Programação Gráfica (LPG-FAU)


Ex-editores

Professores Doutores José Luiz Caruso Ronca, Lucrécia D'Alessio Ferrara, Maria Irene Szmrecsanyi , Vera Pallamin, Denise H. Duarte.

A missão da revista

A Revista Pós - Revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo é um periódico científico nacional, editado por instituição de ensino superior brasileira, sem fins lucrativos. Trata-se de uma publicação semestral, que circula regularmente desde 1990, voltada para a divulgação de pesquisas, conferências, seminários, resenhas de livros e notícias relacionados à Arquitetura e Urbanismo.

Tem como principal objetivo registrar e divulgar a produção científica e artística da comunidade acadêmica na área de Arquitetura e Urbanismo, assim como de outros profissionais da área em âmbito nacional e internacional.

A publicação tem representatividade na divulgação das pesquisas em Arquitetura e Urbanismo e publica artigos de autores do Brasil e do Exterior, vinculados ou não à instituição. A revista possui abrangência internacional contando com Comissão Editorial, Conselho Editorial e colaboradores em diferentes afiliações institucionais, e formados por pesquisadores de comprovada qualificação.

A Revista dispõe de um corpo de pareceristas em várias áreas do conhecimento, pertencentes ao conselho editorial e, sempre que necessário, pareceristas externos são requisitados especialmente, conforme o tema do artigo.

A estrutura da publicação

A estrutura inicial da Revista Pós era composta pela seção Depoimentos, por seis artigos inéditos a cada edição, Resenhas e Notícias. A partir do fascículo 10, a Revista passou a incluir três novas seções: Conferências na FAUUSP, Núcleos e Laboratórios de Pesquisa e Eventos, ampliando conteúdos.

A estrutura atual da Revista Pós é composta pela seção Depoimentos, que traz especialistas de diferentes áreas do conhecimento, que mantêm estreita relação com a Arquitetura e Urbanismo ou a elas se referem diretamente. Podem também ser publicados temas como filosofia, cinema, artes plásticas, etc. O texto desta seção tem caráter flexível, podendo ser apresentado sob a forma de entrevista, de relatos, de comentários e outros. Em Artigos Científicos, a partir da edição nº 19, são apresentados nove textos necessariamente inéditos, com autores oriundos de instituições brasileiras e do exterior. Os artigos trazem o resultado de relevantes pesquisas realizadas, sendo parte delas com apoio dos órgãos de fomento nacionais: CNPq, CAPES e FAPESP. Na sua recente reestruturação, a revista passa a publicar títulos, resumos e palavras-chave nos idiomas espanhol e inglês, além do português.

Em Conferências na FAUUSP, Núcleos e Laboratórios de Pesquisa e Eventos, a revista divulga conferências, a produção dos diversos laboratórios e serviços de apoio didático da FAUUSP ou de outras instituições e relatos de eventos relacionados à área.

Em Resenhas, Pós divulga publicações da área, sejam elas impressas, audiovisuais ou eletrônicas, com autores desta e de outras instituições brasileiras e do exterior e de profissionais autônomos. 

A seção Comunicados traz a listagem de teses e dissertações apresentadas no semestre anterior, incluindo autores, títulos, orientador, banca examinadora e data de defesa.

Finalizando, são divulgadas as normas de apresentação de trabalhos nos três idiomas: português, espanhol e inglês, que também são divulgadas no endereço http://www.usp.br/fau/public/pos/index.html.

O público-alvo

A Revista Pós tem como público alvo os pesquisadores, professores e profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, História, Geografia e Engenharia, bem como alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas envolvidas.

O perfil da publicação

A revista tem mais de 70% de artigos científicos e/ou técnico-científicos publicados e gerados a partir de pesquisas originais, não divulgadas em outras revistas.

A Revista recebe regularmente submissões de artigos científicos, projetos comentados, desenhos e fotos artísticas do Brasil e do exterior, que são submetidos ao Conselho Editorial.

A Revista Pós é indexada como Qualis/CAPES A Nacional nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, História e Geografia. É também indexada pelo Índice de Arquitetura Brasileira e está em andamento o atendimento aos critérios para a indexação na SciELO- Scientific Electronic Library Online, conforme recomendação do CNPq.

A divulgação eletrônica da revista é disponibilizada no endereço http://www.fau.usp.br/public/pos/index.html, atualmente em versão reduzida, trazendo capa, sumário, carta do editor, resumos da seção Depoimentos e dos nove artigos publicados a cada fascículo em três idiomas: português, inglês e espanhol. Está em estudo a divulgação eletrônica da versão completa.

A Revista Pós divulga as normas para apresentação de trabalhos em três idiomas (português, espanhol e inglês) na versão impressa, no site da FAUUSP http://www.usp.br/fau/public/pos/index.html ou por solicitação via email no endereço rvposfau@usp.br, da secretaria da redação, que também oferece o suporte necessário aos autores e colaboradores.

A Revista Pós recebeu o Apoio a Periódicos Científicos Brasileiros no ano de 2005, no Edital CNPq 30/2005.




Lembramos que a revista PÓS oferece espaço nas suas Colunas Complementares para divulgação de relatos e/ou resultados dos Eventos Acadêmicos realizados na FAUUSP, tais como: Conferências, Congressos, Exposições, Lançamentos de Livros, Palestras, Seminários, outros.

Caso tenha interesse, o formato do texto é:
DEPOIMENTOS: de 25 a 50 mil caracteres, incluindo imagens.

CONFERÊNCIAS, EVENTOS, NÚCLEOS, LABORATÓRIOS E SERVIÇOS DE APOIO ACADÊMICO:
De 20 a 40 mil caracteres, livre uso de imagens.

OS TEXTOS DEVERÃO SER ENCAMINHADOS PARA: Redação da PÓS- FAUUSP (A/c. Lina Rosa)
Rua Maranhão, 88, Higienópolis - 01240-000 – São Paulo Ou por
e-mail: rvposfau@usp.br
Tel. (11)3017-3164

ACESSOS

SIBi
Normas de Publicação Revista Pós
arlared.org