Projeto FAU é selecionado para 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
Publicado em 15 de julho de 2025
ADI
Trabalho realizado na disciplina Arquitetura e Cinema foi selecionado para compor a exposição da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.
O projeto de Christian Almeida Campos e Clara Albertini de Queiroz, intitulado “Manaus Fluvial: Ensaio para uma cidade alagada”, é um desdobramento de um trabalho realizado na disciplina Arquitetura e Cinema, ministrada pelos professores Marta Bogéa, Felipe Noto e Marcos Acayaba.
Esse ensaio lança hipóteses sobre como a cidade de Manaus poderia coexistir com as águas em um cenário hipotético de
elevação dramática do nível de seus rios — consequência direta do agravamento dos eventos climáticos extremos e como isso se refletiria em
estratégias de projeto.
A “Manaus Alagada” já é parte do cotidiano urbano e ribeirinho. Seus habitantes, em muitos casos, já estão aclimatados às variações do ciclo das águas. São as comunidades ribeirinhas que elevam os barrotes de suas casas a cada cheia que supera a anterior; foram os moradores da antiga cidade flutuante — eternizada nas obras de Moacir Andrade — que construíram suas residências acompanhando o nível do rio. Hoje, são também os comerciantes do centro que, diante das cheias históricas, adotam soluções práticas de adaptação: passarelas improvisadas, assoalhos suspensos e pequenas pontes que revelam o saber local e a resiliência da população diante de uma cidade cada vez mais moldada pela água.