Design

O Programa de Pós-Graduação em Design da FAU USP pretende formar profissionais capazes de atuar de forma consistente, ética e inovadora na esfera do ensino e pesquisa em design, entendido como campo de conhecimento que se ocupa com a configuração do ambiente visual, material, espacial e digital, através abordagens interdisciplinares, levando em conta questões culturais, éticas, sociais, econômicas e ambientais. O Programa tem como objetivo promover a formação de pesquisadores de alto nível para as esferas acadêmica e profissional no país. O design na comunicação, indústria e serviços, assim como em atividades regulares de pesquisa e desenvolvimento, representam importante fator de competitividade. Os fundamentos conceituais implícitos nas atividades de projeto de produto e design visual, desde a compreensão das características inerentes às tecnologias empregadas até as questões presentes em todo o ciclo do processo produtivo, definem um campo-objeto dentro do qual são contempladas abordagens inovadoras e experimentais, a partir de recursos e condições contextuais que determinam a materialidade do objeto ou sistema de objetos a ser desenvolvido. Os processos criativos e a inovação, segundo uma perspectiva contemporânea de design, a qual se desenvolve ao longo da concepção, experimentação, aplicação e uso das novas linguagens e materialidades proporcionadas, inclusive, pelos meios digitais de representação e execução, são aspectos fundamentais. Além destas dimensões, à luz da contribuição de João Batista Vilanova Antigas e do engajamento social da FAU USP, o programa proposto também contempla as problemáticas socioambientais e socioculturais em suas interfaces com o design.

Linhas de Pesquisa
Design: Processos e Linguagens

A linha de pesquisa tem como foco investigações sobre a produção, projeto, métodos, sintaxe, semântica e caracterização simbólica do pensamento projetual. Nesse sentido, abrange reflexões sobre as dinâmicas que perpassam esta prática sob os pontos de vista da prospecção, produção e recepção, uso e pós-uso.

Orientadores vinculados à linha de pesquisa Design: Processos e Linguagens:
Alessandro Ventura (colaborador), André Leme Fleury, Cibele Haddad Taralli, Clice de Toledo Sanjar Mazzilli, Cristiane Aun Bertoldi, Cyntia Santos Malaguti de Sousa, Denise Dantas, Feres Lourenço Khoury (colaborador), Giselle Beiguelman, Luís Cláudio Portugal do Nascimento, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, Paulo Eduardo Fonseca de Campos, Priscila Lena Farias.

Teoria e História do Design

Congrega pesquisas sobre a história, teoria e crítica do design sobretudo nos aspectos que fundamentam e constituem o campo do design, visando contribuir para maior compreensão de sua identidade, assim como de seu papel social e civilizatório, da dimensão multi, inter e transdisciplinar de suas manifestações e de seus desdobramentos.

Orientadores vinculados à linha de pesquisa Teoria e História do Design:
Giselle Beiguelman, Luís Cláudio Portugal do Nascimento, Marcos da Costa Braga, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, Priscila Lena Farias.