Autoavaliação do PPG-DE

O PPG Design realizou atividades voltadas à autoavaliação durante o 1º quadriênio, seguindo parâmetros próprios e iniciativas da USP. A partir de 2020, planejou estas atividades de acordo com as orientações da CAPES, estabelecendo fases, metas e objetivos de autoavaliação e estabelecendo um Grupo de Trabalho responsável pelo processo.

A proposta do Programa, quando foi desenvolvida, alinhava-se ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2017 da USP, tendo esse o objetivo de formar doutores na área de fronteira do conhecimento e inovação tecnológica. Algumas das metas previstas no PDI da USP eram a ampliação do número de convênios e intercâmbios internacionais, do número de pós-graduandos e sua colaboração na Pós-Graduação. Previa-se também facilitar a formação de novas redes de pesquisa, a articulação com o mundo do trabalho e a integração da pesquisa com o setor produtivo, com potencial para geração de pedidos de patentes.

Apesar de não haver previsão de um processo de autoavaliação no documento da Avaliação de Proposta de Curso Novo (APCN) de 2016, ocorreram reflexões e análises qualitativas sobre o funcionamento do Programa com certa frequência na sua 1º autoavaliação conforme preconizado pelo ‘Documento de Área’ e pelo ‘Relatório do Seminário de Meio Termo’, da Área 29 – Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES de quadriênio, de modo a incrementar a sua produção intelectual em conexão com as metas da unidade, da universidade e da sociedade.

A proposta de autoavaliação do PPG Design da FAU USP para o 2º quadriênio (2021-2024) baseia-se nos princípios apontados no ‘Documento de Área’ e no ‘Relatório do Seminário de Meio Termo’, da Área 29 – Arquitetura, Urbanismo e Design (CAPES 2019a e b), e deverá ser realizada anualmente com 5 fases: (i) preparação, (ii) implementação, (iii) divulgação, (iv) uso dos resultados da autoavaliação e (v) avaliação.

O processo de Autoavaliação do ano 2021, teve início ainda no ano de 2020, com a definição da composição de cargos para formar um Grupo de Trabalho para gerir e implementar o processo de Autoavaliação do PPG Design FAUUSP (GT Autoavaliação do PPGDesign), que é assessor da Comissão Coordenadora do Programa (CCP-Design).

Esse GT foi oficialmente composto no início de 2021 e foi ampliado em meados do mesmo ano para o trabalho das fases seguintes:

  • 1 docente da CCP-Design: Prof. Marcos da Costa Braga;
  • 2 docentes do Programa: Profa. Maria Cecília Loschiavo dos Santos e profa. Cibele Taralli;
  • 5 alunos do programa: Juliana Maria Moreira Soares, Maria Alice Camargo Gonzales Monticelli, Marcos Paulo Nascimento Pereira, Ana Carolina Ribeiro da Costa e Camilla Fernanda Annarumma Durão;
  • 1 funcionária da Pós-Graduação da FAUUSP;
  • 1 docente externo ao PPG Design da FAU USP: Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli (Unesp);
  • 1 egressa: Luciana Lischewski Mattar (mestre pelo PPG Design da FAU USP).

Em dezembro de 2021 foi realizada uma enquete com os docentes, alunos e egressos do PPG Design, e dois workshops temáticos com discentes e egressos, como parte das atividades de coleta de dados da fase de implementação. Uma tabulação dos dados foi feita até janeiro de 2022 e os resultados desta pesquisa foram sintetizados em forças, fraquezas, ameaças e oportunidades conforme método da matriz SWOT adotada.

A divulgação desses resultados foi feita durante a realização no dia 23 de fevereiro de 2022 de um Workshop Geral com discentes e docentes que também teve como finalidade gerar propostas de ações para melhoria e aperfeiçoamento do Programa. Um relatório final do processo com a narrativa do processo de autoavaliação, seus resultados e propostas de ações para sanar fraquezas e atingir as metas do Programa foi encaminhado à CCP Design que decidirá com a comunidade do Programa as ações prioritárias a serem empreendidas.