A área pretende compreender os processos estruturais sociopolíticos e econômicos que produzem o espaço, os processos de urbanização, a formação e organização do campo do urbanismo e do planejamento urbano e regional no Brasil, bem como debater criticamente e incidir nas políticas urbanas e regionais. Compreende discussões teóricas, metodológicas e sobre as propostas e práticas tanto no campo das políticas públicas como da sociedade.
LINHAS DE PESQUISA:
Estudos dos processos estruturais sociopolíticos e econômicos que produzem e organizam o espaço do âmbito local ao nacional e global. As investigações utilizam abordagens embasadas em teorias e métodos de compreensão da estruturação da sociedade como a crítica à economia política, a colonialidade, a racialidade, o patriarcado, o patrimonialismo, entre outros. Buscam compreender processos socioeconômicos contemporâneos, que envolvem alterações nas relações de trabalho, ciclos econômicos e imobiliários, financeirização, expansão de fronteiras agro-minerais. Como temas pesquisados estão o planejamento regional e nacional, mudanças na rede urbana e dinâmicas metropolitanas, infraestruturas e transformações tecnológicas, mudança climática, meio ambiente, desastres em suas dimensões multiescalares.
Estudos dos processos de urbanização; o campo do urbanismo, sua formação e transformação; o planejamento urbano e regional no Brasil, seus planos, políticas e institucionalidades; políticas e práticas de intervenções urbanas e regionais. Trabalha na atualização e revisão de conceitos utilizados no campo – como espoliação, segregação, desigualdade, periferias, inclusão/exclusão, entre outros. Propõe entradas analíticas a partir das políticas e seus arranjos, estruturas institucionais e de gestão, utilização de terras e fundo públicos, etc. Como temas pesquisados estariam as dinâmicas do rural ao urbano, os impactos ambientais urbanos, e planos e políticas urbanas e setoriais como habitação, mobilidade e transporte urbanos, meio ambiente, saneamento ambiental, entre outras. Há um foco no Estado em sua relação com os atores sociais que lutam, disputam e produzem o urbano – como movimentos sociais, racializados, interseccionais, etc.
Profa. Dra. Paula Freire Santoro
Coordenadora
Profa. Dra. Maria Beatriz Cruz Rufino
Suplente