O papel acadêmico e científico da Área de Concentração Tecnologia da Arquitetura é formar recursos humanos que promovam o avanço da fronteira do conhecimento, com a capacitação necessária para enfrentar, de forma inovadora, diferentes desafios tecnológicos no exercício profissional, nas diversas escalas, do edifício à cidade. A área busca um equilíbrio na formação de recursos humanos vocacionados à docência e à pesquisa no ensino superior, à pesquisa no setor industrial e, também, ao exercício profissional, sejam eles vinculados à administração pública ou ao setor privado, contribuindo, assim, para as múltiplas atuações possíveis dos seus egressos junto à sociedade.
A área está estruturada em três linhas de pesquisa claramente definidas, que têm em comum a prática do trabalho experimental, seja ele de laboratório ou de campo, de práticas de representação analógica e digital ou de modelagem numérica, de forma transversal. Essas práticas acontecem com o apoio da infraestrutura física e de recursos humanos qualificados disponíveis nos laboratórios da FAUUSP, muito demandados pelas pesquisas na área. Como resultado, para além dos avanços científicos, destaca-se a contribuição da área ao desenvolvimento e atualização de normas técnicas nacionais, à política pública e à sociedade, nos vários projetos de extensão à comunidade.
Partindo desses pontos em comum, mas atendendo também às especificidades, cada linha tem seu elenco próprio de disciplinas e seleciona os candidatos a cada ingresso com uma prova específica, o que torna a seleção mais aderente aos temas, métodos e processos e às atualizações em cada campo do conhecimento.
Sistematicamente, as três linhas vêm incorporando inovações, face aos novos desafios científicos e tecnológicos na área. Descrevem-se a seguir os objetivos de cada linha, destacando alguns desafios do último quadriênio, que se refletem nos projetos de pesquisa, na produção de docentes e discentes e no impacto para a sociedade.
LINHAS DE PESQUISA
Essa linha tem por objetivo desenvolver pesquisas em temas ainda não consolidados em conforto térmico, acústico, luminoso, ergonômico e eficiência energética, em edifícios e espaços urbanos, visando ao desenvolvimento de estratégias projetuais para ambientes construídos ambientalmente adequados.
A linha integra a pesquisa aplicada e a experimentação para avaliar e propor soluções inovadoras que melhorem as condições de desempenho, eficiência e conforto no ambiente construído. A qualidade ambiental dos espaços internos e externos, a acessibilidade e o impacto da urbanização nos aspectos físicos e sensoriais do ambiente construído tornam-se cada vez mais centrais.
Os desafios científicos e técnicos dos últimos anos incluem os impactos ligados às crises climática, energética e de saúde, demandando novas abordagens que envolvem eficiência energética, mitigação e adaptação à mudança do clima, qualidade dos ambientes internos e externos do ponto de vista térmico, luminoso, acústico e ergonômico, o controle do ruído urbano e a avaliação da paisagem sonora, além de questões ergonômicas e de acessibilidade, considerando aspectos físicos, perceptivos e cognitivos.
A linha tem por objetivo se aprofundar no conhecimento dos condicionantes projetuais (físicos, geomorfológicos, socioeconômicos e culturais) para a melhor compreensão da dinâmica do processo de produção da arquitetura e do urbanismo e de suas ferramentas, incluindo diversas formas de representação, sendo estas as fronteiras com a construção material do espaço, e que instrumentalizam decisões projetuais.
Dentre os temas tratados, a tecnologia digital de produção e ensino da arquitetura, do urbanismo e do design agrega pesquisadores com diferentes interesses de aprendizado, prática e investigação, em uma integração de saberes. Assim, presta-se tanto a dar suporte em investigações de diversas ordens e naturezas – favorecendo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, como também no desenvolvimento de processos e procedimentos inovadores utilizando tecnologia de ponta, em atividades de pesquisa, ensino e extensão. Nesse tema destacam-se as abordagens da tecnologia digital como CADD – Computer-Aided Design and Drafting, BIM – Building Information Modeling, HBIM – Historic Information Modeling e GIS – Geographic Information System.
Como possibilidade futura de investigação, diversas aplicações que dão suporte ao processo de projeto com inovações tecnológicas digitais poderão ser exploradas, como arquitetura responsiva, projeto paramétrico, processos generativos etc.
Essa linha tem por objetivo desenvolver pesquisas fundamentadas na técnica e no conhecimento científico aplicados a todas as etapas da produção do ambiente construído (pré-projeto, projeto, construção, uso, operação e manutenção), contribuindo para o desenvolvimento e inovação de materiais, produtos e processos construtivos.
Profa. Dra. Denise Helena Silva Duarte
Coordenadora
Profa. Dra. Sheila Walbe Ornstein
Suplente