O papel acadêmico e científico da Área de Concentração Tecnologia da Arquitetura é formar recursos humanos que promovam o avanço da fronteira do conhecimento, com a capacitação necessária para enfrentar, de forma inovadora, diferentes desafios tecnológicos no exercício profissional, nas diversas escalas, do edifício à cidade. A área busca um equilíbrio na formação de recursos humanos vocacionados à docência e à pesquisa no ensino superior, à pesquisa no setor industrial e também ao exercício profissional, sejam eles vinculados à administração pública ou ao setor privado, contribuindo, assim, para as múltiplas atuações possíveis dos seus egressos junto à sociedade. A área está estruturada em três linhas de pesquisa: 1) Tecnologia da Construção; 2) Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Ergonomia e 3) Processo de Produção da Arquitetura e Urbanismo/Representações.
Desenvolver pesquisas em temas ainda não consolidados em conforto térmico, acústico, luminoso, ergonômico e eficiência energética, em edifícios e espaços urbanos, visando ao desenvolvimento de estratégias de projeto urbano e de edifícios ambientalmente adequados.
Abordar os condicionantes projetuais que recorrem a diversas ciências referidas a algumas regiões da realidade consideradas como seus condicionantes: físicos, geomorfológicos, socioeconômicos e culturais. As Representações, que podem ser consideradas como uma espécie de fronteira com a construção material do espaço, instrumentalizam decisões projetuais.
Desenvolver pesquisas fundamentadas na técnica e no conhecimento científico aplicados a todas as etapas da produção do ambiente construído (pré-projeto, projeto, construção, uso, operação e manutenção), contribuindo para o desenvolvimento e inovação de materiais, produtos e processos construtivos.
Profa. Dra. Denise Helena Silva Duarte
Coordenadora
Profa. Dra. Sheila Walbe Ornstein
Suplente