Iniciação Científica

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Editais, Chamadas e Normas

CPq – INFORMA:

  • Os alunos contemplados devem atualizar o Lattes e abrir conta no Banco do Brasil;
  • Na plataforma Lattes, preencher o que for necessário e depois clicar no botão “Enviar” que fica no topo da página. Uma janela pop-up será aberta, seguir as instruções de preenchimento e depois clicar em “Enviar ao CNPq”. Mesmo se não houver alterações a serem feitas, deve-se realizar o procedimento de envio do currículo;
  • Abrir conta corrente no Banco do Brasil, em seu nome (a CPq fornecerá ao aluno uma declaração de que foi contemplado com bolsa do CNPq).

ATENÇÃO:

  • O CNPq efetua o pagamento somente em conta corrente do Banco do Brasil devidamente ativa e de titularidade do bolsista.  Os pagamentos não serão efetivados em conta corrente em nome de terceiros, conta poupança, conta salário, conta conjunta, conta vinculada, conta fácil, etc.
  • O CNPq enviará um e-mail aos bolsistas (para o e-mail cadastrado no Currículo Lattes) que deverá ser respondido imediatamente. Os dados bancários devem ser cadastrados na plataforma do CNPq.
  • O estudante somente terá sua bolsa ativada após responder ao “Termo de Aceite” enviado pelo CNPq.

Lembramos que, se até a data do primeiro pagamento o CNPq não for informado do número da conta corrente, o bolsista poderá retirá-lo no caixa da agência cadastrada, apresentando seu documento de identificação.

Em caso de desistência do estudante, o orientador deverá providenciar substituição imediata junto à CPq ou manifestar sua desistência para que a bolsa possa ser realocada em tempo hábil.

Em caso de dúvidas, enviem mensagens para o e-mail da CPq: cpqfau@usp.br

Atenciosamente,
Comissão de Pesquisa
FAU USP

PUB | PESQUISA

PUB_ Programa unificado de bolsas de estudo para apoio e formação de estudantes de graduação.

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS:

É uma ação da Universidade de São Paulo que integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil.
O Programa visa o engajamento do corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados.
Somente os docentes, que atuarão como orientadores, poderão apresentar projetos em uma das três vertentes: ensino de graduação, extensão e pesquisa.
Para a submissão de projetos, os docentes deverão acessar o Sistema Corporativo Juno no período da abertura do Edital, pela Pró-Reitoria de Graduação.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

A Pró-Reitoria de Graduação, que gerenciará o Programa Unificado de Bolsas, indicará os Comitês de Análises para cada uma das vertentes.
A inscrição do estudante no PUB-USP é pré-requisito que o estudante tenha feito sua inscrição prévia no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), realizando todos os procedimentos necessários, inclusive anexando os documentos que sejam solicitados e, desse modo, obter, do PAPFE, a pontuação socioeconômica.
Para tanto, os estudantes deverão acessar o sistema  e se inscrever no ícone Programa de Bolsas – PAPFE.

Informação nº 532_2018_PRP – Procedimento de cadastros de projetos de pesquisa no Sistema Atena.

Quaisquer dúvidas, encaminhar mensagem no “Fale Conosco ” do próprio sistema ou enviar e-mail para o endereço: prgadm@usp.br

Observação: A CPq/FAUUSP não tem acesso ao Sistema Juno.

Lista dos Projetos_Edital PUB 2021_Vertente_Pesquisa

 

Iniciação Científica sem Bolsa

Programa de iniciação científica sem bolsa da FAUUSP, voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à pesquisa de estudantes de graduação que: desejem encaminhar-se para a investigação científica ou artística; possuam interesse em participar do trabalho de seu orientador ou de grupos de pesquisa da FAUUSP; não tenham sido contemplados nos programas de IC com bolsa da USP ou outras instituições; estejam regularmente matriculados na FAUUSP.

As inscrições ocorriam inicialmente em fluxo contínuo, em reunião de 10/09/2019, a CPq optou por editais duas vezes ao ano (em abril e em setembro) para otimizar o processo, sendo o resultado divulgado em até 75 dias após a inscrição. Só poderão ser cadastrados no Sistema Atena, os projetos considerados como pesquisa de Iniciação Científica, imediatamente após o projeto ser concedido ao Aluno (a), pelas agências de fomentos PUB, IC|SEM BOLSA, FAPESP, na ocasião de abertura do Edital pela CPq.

Os projetos de pesquisas do PUB – Programa Unificado de Bolsas de Estudo, após avaliação da CPqFAUUSP, poderão ser cadastrados no Sistema Atena e considerados como pesquisa IC (de acordo com a Resolução CoPq-7.236 de 22/07/2016).

 

Para inscrição:
1. O aluno interessado deverá procurar um professor que o oriente a redigir um Projeto de Pesquisa, de no máximo três páginas, contendo: resumo, título, enunciado do problema, objetivo, metodologia, cronograma e bibliografia;
2. A inscrição será realizada pelo (a) orientador (a) no Sistema Atena;
3. Os projetos recebidos serão encaminhados para docentes pareceristas que avaliarão as propostas;
4. Após aprovação o sistema notificará o aluno e docente.
Documentação necessária para a inscrição no programa de Iniciação Científica Sem Bolsa:
1. Currículo Lattes do aluno (devidamente atualizado, publicado e enviado ao CNPq).
2. Projeto Completo de Pesquisa de no máximo 03 (três) páginas.
Responsabilidades do aluno:
Relatórios: O pesquisador de Iniciação Científica deverá entregar um Relatório Parcial (após 6 meses de bolsa) e um Relatório Final (após 11 meses de bolsa), em formato PDF no tamanho máximo de 4Mb. Ambos assinados pelo Orientador e pelo Aluno e inserido no Sistema Atena quando solicitado.
SIICUSP: O aluno deve, obrigatoriamente, apresentar sua produção científica, sob a forma de pôster ou apresentação oral no SIICUSP.

 

Expediente
Prof. Dr. Artur Simões Rozestraten
Presidente da Comissão
Profa. Dra. Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
Vice-Presidente da Comissão
Elizabete Melchior dos Reis
Secretária
Contato:
cpqfau@usp.br
+55 (11) 3091.4534
Atendimento ao público:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 (intervalo das 12h às 13h)