Iniciação Científica

PIBIC | PIBITI

Edital: PIBIC | PIBITI | PIBIC-EM | CNPq – 2021/2022
  • Inscrições: 03/05/2021 (às 8h30) a 21/05/2021 (às 12h)
  • Avaliação dos projetos pelos pareceristas indicados pelas Comissões de Pesquisa: 24/05/2021 a 18/06/2021 (às 12h)
  • Classificação dos projetos pela CPq: 24/05/2021 a 29/06/2021 (às 12h)
  • Distribuição das bolsas: Julho/2021
  • Divulgação dos Resultados: Agosto/2021
  • Implementação das Bolsas: Setembro/2021

Edital de Bolsas PIBIC-EM– CNPq – 2021/2022
Edital de Bolsas PIBIC – CNPq – 2021/2022
Edital de Bolsas PIBITI – CNPq – 2021/2022

Edital: PIBIC | PIBITI | PIBIC-EM | CNPq – 2020/2021

As inscrições serão realizadas pelo(a) orientador(a) no Sistema Atena.

Período das inscrições: 04/05/2020 às 8h30 | Término: 22/05/2020 às 12h00.

Edital de Bolsas PIBIC-EM – CNPq – 2020/2021
Edital de Bolsas PIBIC – CNPq – 2020/2021
Edital de Bolsas PIBITI – CNPq – 2020/2021

“O processo seletivo interno deverá contemplar apenas projetos de pesquisa que apresentem aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conforme estabelecido na Portaria MCTIC nº 1.122/2020, com texto alterado pela Portaria MCTIC nº 1.329/2020

Essa aderência deve ser explicitamente apresentada no texto do projeto submetido no âmbito do edital interno.

Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC):

  • Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.
  • Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia.
  • Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços.
  •  Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.
  •  Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

São também considerados prioritários, diante de sua característica essencial e transversal, os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC e, portanto, são considerados compatíveis com o requisito de aderência solicitado.”

Senhores, as CPqs das áreas de Humanidades e Ciências Humanas/Sociais estão se manifestando com profundo desconforto e indignação diante da Chamada em curso, que dá tanto margem para que se proceda como costumeiramente quanto permite a inclusão de critérios para além do quadro de classificação docente que tem sido utilizado como parâmetro já há muitos anos.

Faremos uma consulta agora à PRP a respeito das implicações práticas dessa inclusão.

Manteremos os senhores informados e estamos preparando junto às demais CPqs manifestação coletiva ao que, no limite, significa um corte para projetos na área de humanidades e ciências humanas/sociais.

Perguntas/dúvidas/demandas de colegas e sugestões podem ser encaminhadas à nossa CPq para orientar a articulação para fazer frente ao Edital em curso.

Relação dos alunos contemplados_bolsa PIBIC_2020 a 2021

Edital: PIBIC|PIBITI|PIBIC-EM|CNPq – 2019/2020

As inscrições serão realizadas pelo(a) orientador(a) no Sistema Atena.

Período das inscrições:

 Início: 22/04/2019 às 8h30 Término: 20/05/2019 às 12h00

Os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Iniciação>Projetos). As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no item 1.2 do manual (Programas>Iniciação>Ajuda).

ATENDIMENTO | INFORMAÇÕES CORRELATAS

O atendimento aos orientadores em concorrer aos Editais PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM – deve ser feito à Comissão de Pesquisa.

O Fale Conosco da Pró-Reitoria de Pesquisa responderá apenas a solicitações desta Comissão.

ORIENTADORES PÓS-DOUTORANDOS

Os orientadores pós-doutorandos que quiserem inscrever seus projetos deverão solicitar acesso ao sistema à Comissão de Pesquisa. Para liberar o acesso do pós-doutorando. Após o cadastro pela CPq, o pós-doutorando deverá cadastrar sua senha no link “Primeiro Acesso! do menu Acesso Restrito, após submeter a inscrição do projeto de pesquisa.

Além das exigências contidas nos respectivos editais, PIBIC e PIBITI, ambos possibilitam às unidades a determinação de exigências específicas, suplementares, para que se considerem válidas as inscrições nos referidos processos de seleção. Nesse sentido, para o processo de seleção de bolsas 2019/2020, a Comissão de Pesquisa da FAUUSP deliberou o seguinte:

– o estudante deverá ter cursado, previamente ao ato de inscrição, os dois primeiros semestres do curso de graduação, tenham os mesmos sido realizados na FAUUSP, em outra unidade da USP, ou ainda em outra instituição de ensino superior;

– caso o aluno tenha sido reprovado em uma ou mais disciplinas, deverá elaborar justificativa com anuência do orientador, tal justificativa deverá ser anexada ao “Sistema Atena” juntamente com o projeto de pesquisa no ato da inscrição. Essa justificativa será apreciada pela CPq-FAUUSP como um elemento complementar de ponderação da avaliação do desempenho acadêmico do aluno;

Gostaríamos de lembrar aos colegas professores que os referidos editais colocam, entre os compromissos dos orientadores, a atuação “nas atividades do PIBIC e do SIICUSP, tais como: avaliação, seleção de trabalhos e coordenação de seções e painéis. O não atendimento desta solicitação e das demandas de emissão de pareceres por parte da CPq resultará na perda de prioridade para concessão de bolsa no ano subsequente”.

Atenção ao horário de encerramento das inscrições.

Qualquer dúvida, após a leitura dos editais, favor consultar a Secretaria da CPq -FAUUSP.

Lista PIBIC 2019-2020

 

PUB | PESQUISA

PUB_ Programa unificado de bolsas de estudo para apoio e formação de estudantes de graduação.

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS:

É uma ação da Universidade de São Paulo que integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil.
O Programa visa o engajamento do corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados.
Somente os docentes, que atuarão como orientadores, poderão apresentar projetos em uma das três vertentes: ensino de graduação, extensão e pesquisa.
Para a submissão de projetos, os docentes deverão acessar o Sistema Corporativo Juno no período da abertura do Edital, pela Pró-Reitoria de Graduação.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

A Pró-Reitoria de Graduação, que gerenciará o Programa Unificado de Bolsas, indicará os Comitês de Análises para cada uma das vertentes.
A inscrição do estudante no PUB-USP é pré-requisito que o estudante tenha feito sua inscrição prévia no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), realizando todos os procedimentos necessários, inclusive anexando os documentos que sejam solicitados e, desse modo, obter, do PAPFE, a pontuação socioeconômica.
Para tanto, os estudantes deverão acessar o sistema  e se inscrever no ícone Programa de Bolsas – PAPFE.

Observação: Cadastro de projetos PUB ou outros momentos no Sistema Atena – Novo procedimento da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. De acordo com a “Informação no. 532/2018/PRP, de 02/10/2018”, a Comissão de Pesquisa, em reunião de 19/10/2018, aprovou o novo procedimento de cadastros de projetos de pesquisa no Sistema Atena.

Lista dos Projetos_Edital PUB 2020_Vertente_Pesquisa

 

Iniciação Científica sem Bolsa

Programa de iniciação científica sem bolsa da FAUUSP, voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à pesquisa de estudantes de graduação que: desejem encaminhar-se para a investigação científica ou artística; possuam interesse em participar do trabalho de seu orientador ou de grupos de pesquisa da FAUUSP; não tenham sido contemplados nos programas de IC com bolsa da USP ou outras instituições; estejam regularmente matriculados na FAUUSP.

Editais duas vezes ao ano (em abril e em setembro) para otimizar o processo, sendo o resultado divulgado em até 75 dias após a inscrição.

Os projetos de pesquisas do PUB – Programa Unificado de Bolsas de Estudo, após avaliação da CPqFAUUSP, poderão ser cadastrados no Sistema Atena e considerados como pesquisa IC (de acordo com a Resolução CoPq-7.236 de 22/07/2016).

Só poderão ser cadastrados no Sistema Atena, os projetos considerados como pesquisa de Iniciação Científica, imediatamente após o projeto ser concedido ao Aluno (a), pelas agências de fomentos PUB, IC|SEM BOLSA, FAPESP.

Para inscrição:
1. O aluno interessado deverá procurar um professor que o oriente a redigir um Projeto de Pesquisa, de no máximo três páginas, contendo: resumo, título, enunciado do problema, objetivo, metodologia, cronograma e bibliografia;
2. A inscrição será realizada pelo (a) orientador (a) no Sistema Atena;
3. Os projetos recebidos serão encaminhados para docentes pareceristas que avaliarão as propostas;
4. Após aprovação o sistema notificará o aluno e docente.
Documentação necessária para a inscrição no programa de Iniciação Científica Sem Bolsa:
1. Currículo Lattes do aluno (devidamente atualizado, publicado e enviado ao CNPq).
2. Projeto Completo de Pesquisa de no máximo 03 (três) páginas.
Responsabilidades do aluno:
Relatórios: O pesquisador de Iniciação Científica deverá entregar um Relatório Parcial (após 6 meses de bolsa) e um Relatório Final (após 11 meses de bolsa), em formato PDF no tamanho máximo de 4Mb. Ambos assinados pelo Orientador e pelo Aluno e inserido no Sistema Atena quando solicitado.
SIICUSP: O aluno deve, obrigatoriamente, apresentar sua produção científica, sob a forma de pôster ou apresentação oral no SIICUSP.

Relação dos alunos contemplados_ ICSem Bolsa_2019
Relação dos alunos contemplados_ ICSem Bolsa_2020

 

 

Expediente
Prof. Dr. Artur Simões Rozestraten
Presidente da Comissão
Profa. Dra. Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
Vice-Presidente da Comissão
Elizabete Melchior dos Reis
Secretária
Contato:
cpqfau@usp.br
+55 (11) 3091.4534
Atendimento ao público:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 (intervalo das 12h às 13h)