Iniciação Científica

PIBIC | PIBITI

Edital: PIBIC | PIBITI | PIBIC-EM | CNPq – 2021/2022
  • Inscrições: 03/05/2021 (às 8h30) a 21/05/2021 (às 12h)
  • Avaliação dos projetos pelos pareceristas indicados pelas Comissões de Pesquisa: 24/05/2021 a 18/06/2021 (às 12h)
  • Classificação dos projetos pela CPq: 24/05/2021 a 29/06/2021 (às 12h)
  • Distribuição das bolsas: Julho/2021
  • Divulgação dos Resultados: Agosto/2021
  • Implementação das Bolsas: Setembro/2021

Edital de Bolsas PIBIC-EM– CNPq – 2021/2022
Edital de Bolsas PIBIC – CNPq – 2021/2022
Edital de Bolsas PIBITI – CNPq – 2021/2022

CPq – INFORMA| 02/09/2021

Lista dos projetos de iniciação científica contemplados com bolsas dos Editais PIBIC 2021

  • Os alunos contemplados devem atualizar o Lattes e abrir conta no Banco do Brasil;
  • Na plataforma Lattes, preencher o que for necessário e depois clicar no botão “Enviar” que fica no topo da página. Uma janela pop-up será aberta, seguir as instruções de preenchimento e depois clicar em “Enviar ao CNPq”. Mesmo se não houver alterações a serem feitas, deve-se realizar o procedimento de envio do currículo;
  • Abrir conta corrente no Banco do Brasil, em seu nome (a CPq fornecerá ao aluno uma declaração de que foi contemplado com bolsa do CNPq).

ATENÇÃO:

  • O CNPq efetua o pagamento somente em conta corrente do Banco do Brasil devidamente ativa e de titularidade do bolsista.  Os pagamentos não serão efetivados em conta corrente em nome de terceiros, conta poupança, conta salário, conta conjunta, conta vinculada, conta fácil, etc.
  • O CNPq enviará um e-mail aos bolsistas (para o e-mail cadastrado no Currículo Lattes) que deverá ser respondido imediatamente. Os dados bancários devem ser cadastrados na plataforma do CNPq.
  • O estudante somente terá sua bolsa ativada após responder ao “Termo de Aceite” enviado pelo CNPq.

Lembramos que, se até a data do primeiro pagamento o CNPq não for informado do número da conta corrente, o bolsista poderá retirá-lo no caixa da agência cadastrada, apresentando seu documento de identificação.

Em caso de desistência do estudante, o orientador deverá providenciar substituição imediata junto à CPq ou manifestar sua desistência para que a bolsa possa ser realocada em tempo hábil.

Em caso de dúvidas, enviem mensagens para o e-mail da CPq: cpqfau@usp.br

Atenciosamente,
Comissão de Pesquisa
FAU USP

Edital: PIBIC | PIBITI | PIBIC-EM | CNPq – 2020/2021

As inscrições serão realizadas pelo(a) orientador(a) no Sistema Atena.

Período das inscrições: 04/05/2020 às 8h30 | Término: 22/05/2020 às 12h00.

Edital de Bolsas PIBIC-EM – CNPq – 2020/2021
Edital de Bolsas PIBIC – CNPq – 2020/2021
Edital de Bolsas PIBITI – CNPq – 2020/2021

“O processo seletivo interno deverá contemplar apenas projetos de pesquisa que apresentem aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conforme estabelecido na Portaria MCTIC nº 1.122/2020, com texto alterado pela Portaria MCTIC nº 1.329/2020

Essa aderência deve ser explicitamente apresentada no texto do projeto submetido no âmbito do edital interno.

Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC):

  • Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.
  • Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia.
  • Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços.
  •  Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.
  •  Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

São também considerados prioritários, diante de sua característica essencial e transversal, os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC e, portanto, são considerados compatíveis com o requisito de aderência solicitado.”

Senhores, as CPqs das áreas de Humanidades e Ciências Humanas/Sociais estão se manifestando com profundo desconforto e indignação diante da Chamada em curso, que dá tanto margem para que se proceda como costumeiramente quanto permite a inclusão de critérios para além do quadro de classificação docente que tem sido utilizado como parâmetro já há muitos anos.

Faremos uma consulta agora à PRP a respeito das implicações práticas dessa inclusão.

Manteremos os senhores informados e estamos preparando junto às demais CPqs manifestação coletiva ao que, no limite, significa um corte para projetos na área de humanidades e ciências humanas/sociais.

Perguntas/dúvidas/demandas de colegas e sugestões podem ser encaminhadas à nossa CPq para orientar a articulação para fazer frente ao Edital em curso.

Relação dos alunos contemplados_bolsa PIBIC_2020 a 2021

Edital: PIBIC|PIBITI|PIBIC-EM|CNPq – 2019/2020

As inscrições serão realizadas pelo(a) orientador(a) no Sistema Atena.

Período das inscrições:

 Início: 22/04/2019 às 8h30 Término: 20/05/2019 às 12h00

Os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Iniciação>Projetos). As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no item 1.2 do manual (Programas>Iniciação>Ajuda).

ATENDIMENTO | INFORMAÇÕES CORRELATAS

O atendimento aos orientadores em concorrer aos Editais PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM – deve ser feito à Comissão de Pesquisa.

O Fale Conosco da Pró-Reitoria de Pesquisa responderá apenas a solicitações desta Comissão.

ORIENTADORES PÓS-DOUTORANDOS

Os orientadores pós-doutorandos que quiserem inscrever seus projetos deverão solicitar acesso ao sistema à Comissão de Pesquisa. Para liberar o acesso do pós-doutorando. Após o cadastro pela CPq, o pós-doutorando deverá cadastrar sua senha no link “Primeiro Acesso! do menu Acesso Restrito, após submeter a inscrição do projeto de pesquisa.

Além das exigências contidas nos respectivos editais, PIBIC e PIBITI, ambos possibilitam às unidades a determinação de exigências específicas, suplementares, para que se considerem válidas as inscrições nos referidos processos de seleção. Nesse sentido, para o processo de seleção de bolsas 2019/2020, a Comissão de Pesquisa da FAUUSP deliberou o seguinte:

– o estudante deverá ter cursado, previamente ao ato de inscrição, os dois primeiros semestres do curso de graduação, tenham os mesmos sido realizados na FAUUSP, em outra unidade da USP, ou ainda em outra instituição de ensino superior;

– caso o aluno tenha sido reprovado em uma ou mais disciplinas, deverá elaborar justificativa com anuência do orientador, tal justificativa deverá ser anexada ao “Sistema Atena” juntamente com o projeto de pesquisa no ato da inscrição. Essa justificativa será apreciada pela CPq-FAUUSP como um elemento complementar de ponderação da avaliação do desempenho acadêmico do aluno;

Gostaríamos de lembrar aos colegas professores que os referidos editais colocam, entre os compromissos dos orientadores, a atuação “nas atividades do PIBIC e do SIICUSP, tais como: avaliação, seleção de trabalhos e coordenação de seções e painéis. O não atendimento desta solicitação e das demandas de emissão de pareceres por parte da CPq resultará na perda de prioridade para concessão de bolsa no ano subsequente”.

Atenção ao horário de encerramento das inscrições.

Qualquer dúvida, após a leitura dos editais, favor consultar a Secretaria da CPq -FAUUSP.

Lista PIBIC 2019-2020

 

PUB | PESQUISA

PUB_ Programa unificado de bolsas de estudo para apoio e formação de estudantes de graduação.

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS:

É uma ação da Universidade de São Paulo que integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil.
O Programa visa o engajamento do corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos regularmente matriculados.
Somente os docentes, que atuarão como orientadores, poderão apresentar projetos em uma das três vertentes: ensino de graduação, extensão e pesquisa.
Para a submissão de projetos, os docentes deverão acessar o Sistema Corporativo Juno no período da abertura do Edital, pela Pró-Reitoria de Graduação.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

A Pró-Reitoria de Graduação, que gerenciará o Programa Unificado de Bolsas, indicará os Comitês de Análises para cada uma das vertentes.
A inscrição do estudante no PUB-USP é pré-requisito que o estudante tenha feito sua inscrição prévia no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), realizando todos os procedimentos necessários, inclusive anexando os documentos que sejam solicitados e, desse modo, obter, do PAPFE, a pontuação socioeconômica.
Para tanto, os estudantes deverão acessar o sistema  e se inscrever no ícone Programa de Bolsas – PAPFE.

Informação nº 532_2018_PRP – Procedimento de cadastros de projetos de pesquisa no Sistema Atena.

Quaisquer dúvidas, encaminhar mensagem no “Fale Conosco ” do próprio sistema ou enviar e-mail para o endereço: prgadm@usp.br

Observação: A CPq/FAUUSP não tem acesso ao Sistema Juno.

 

Lista dos Projetos_Edital PUB 2020_Vertente_Pesquisa

Lista dos Projetos_Edital PUB 2021_Vertente_Pesquisa

 

Iniciação Científica sem Bolsa

Programa de iniciação científica sem bolsa da FAUUSP, voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à pesquisa de estudantes de graduação que: desejem encaminhar-se para a investigação científica ou artística; possuam interesse em participar do trabalho de seu orientador ou de grupos de pesquisa da FAUUSP; não tenham sido contemplados nos programas de IC com bolsa da USP ou outras instituições; estejam regularmente matriculados na FAUUSP.

Editais duas vezes ao ano (em abril e em setembro) para otimizar o processo, sendo o resultado divulgado em até 75 dias após a inscrição.

Os projetos de pesquisas do PUB – Programa Unificado de Bolsas de Estudo, após avaliação da CPqFAUUSP, poderão ser cadastrados no Sistema Atena e considerados como pesquisa IC (de acordo com a Resolução CoPq-7.236 de 22/07/2016).

Só poderão ser cadastrados no Sistema Atena, os projetos considerados como pesquisa de Iniciação Científica, imediatamente após o projeto ser concedido ao Aluno (a), pelas agências de fomentos PUB, IC|SEM BOLSA, FAPESP.

Para inscrição:
1. O aluno interessado deverá procurar um professor que o oriente a redigir um Projeto de Pesquisa, de no máximo três páginas, contendo: resumo, título, enunciado do problema, objetivo, metodologia, cronograma e bibliografia;
2. A inscrição será realizada pelo (a) orientador (a) no Sistema Atena;
3. Os projetos recebidos serão encaminhados para docentes pareceristas que avaliarão as propostas;
4. Após aprovação o sistema notificará o aluno e docente.
Documentação necessária para a inscrição no programa de Iniciação Científica Sem Bolsa:
1. Currículo Lattes do aluno (devidamente atualizado, publicado e enviado ao CNPq).
2. Projeto Completo de Pesquisa de no máximo 03 (três) páginas.
Responsabilidades do aluno:
Relatórios: O pesquisador de Iniciação Científica deverá entregar um Relatório Parcial (após 6 meses de bolsa) e um Relatório Final (após 11 meses de bolsa), em formato PDF no tamanho máximo de 4Mb. Ambos assinados pelo Orientador e pelo Aluno e inserido no Sistema Atena quando solicitado.
SIICUSP: O aluno deve, obrigatoriamente, apresentar sua produção científica, sob a forma de pôster ou apresentação oral no SIICUSP.

Relação dos alunos contemplados_ ICSem Bolsa_2019
Relação dos alunos contemplados_ ICSem Bolsa_2020
EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA SEM BOLSA_2021
RELAÇÃO IC SEM BOLSA 2021 A 2022

ANOCÕDTÍTULO DO PROJETOORIENTADOR(A)ALUNO(A)
20213423Uma síntese sobre a história da industrialização da Arquitetura e do Desenho Industrial no Brasil e sua articulação com o ensino na FAUUSPTatiana SakuraiGiovanna Zolin Pinheiro Hayasida
20212867A cidade narrada: literatura e urbanização na América Latina (1940-1970)Ana Claudia Scaglione Veiga de CastroJhonatã Francisco Bomfim Santos
20213504Descendo a Serra do Mar: As filiais do escritório Técnico Ramos de Azevedo, Severo & Villares em Santos e no GuarujáBeatriz Piccolotto Siqueira BuenoYasmim Monteiro Paiva Garcia
20213505Escritório Técnico Ramos de Azevedo, Severo & Villares para além de São Paulo.PUBBeatriz Piccolotto Siqueira BuenoJacqueline Garcia Ventura
20213440Memória de moradias paulistanas: estudo de vilas residenciais tombadas e suas transformações na cidade de São Paulo.Flávia Brito do NascimentoSophia Krasilcic Minkoves
20213430O espaço nos avessos: Estudos sobre materialidade, abstração e forma em Lygia Clark e Amílcar de CastroGuilherme Teixeira WisnikJulia Morais Peredo
20213502Interpretação do espaço urbano brasileiro a partir do estudo comparativo das obras de Hélio Oiticica e Cildo MeirelesGuilherme Teixeira WisnikAna Luiza Barbosa Wegner
20213443O apartamento moderno paulistano: domesticidade na arquitetura de mercado a partir dos anúncios classificados, 1945-1964Joana Mello de Carvalho e SilvaRodrigo de Azevedo Torrecilha
20213468Repercussão da domesticidade e os modos de morar na revista A Cigarra na década de 1950 (São Paulo – SP)Joana Mello de Carvalho e SilvaVeronica Alvarenga Pereira
20212702Reassentamento de Bento Rodrigues: a reparação dos danos causados pelo crime da SamarcoKarina Oliveira LeitãoJulia de Barros Rodrigues
20213446Cartografias desiguais e combinadas: múltiplas dimensões dos conflitos socioterritoriais acentuados no centro de São Paulo durante a pandemiaLaisa Eleonora Maróstica StroherHenrique Giovani Canan
20213526HABITAÇÃO COLETIVA E ESPAÇO URBANO EM SÃO PAULO: RESIDÊNCIA ESTUDANTIL DA UNICAMPLeandro Silva MedranoLaura Hicaru Onuki
20213528Habitação coletiva e espaço urbano em São Paulo: Parque Novo Santo Amaro V.Leandro Silva MedranoPaulo Avelar Oliveira Liborio Dourado
20213496Bernardo Buontalenti e a cenografia da corte italiana do século XVI: da cena fixa às máquinas teatrais do Renascimento tardio.Luciano MigliaccioVitor Tsuyoshi Tacami Shimoda
2021109Raça e espaço: debate contemporâneo no BrasilLuiz Antonio Recaman BarrosNathielli Ferreira Ricardo
20213534Estudos urbanos no Brasil entre 1960 e 1988: região NordesteMariana de Azevedo Barretto FixJoao Igor Alexandre Cunha
20213535Estudos urbanos no Brasil entre 1960 e 1988: região NorteMariana de Azevedo Barretto FixAmanda Yumi Hayashi Vitorio
20213536Estudos urbanos no Brasil entre 1960 e 1988: regiões Sul e SudesteMariana de Azevedo Barretto FixIsabela Rodrigues dos Santos
20213482Arquitetura para Cidades no BrasilMariana Martinez Wilderom ChagasBruno Silva Machado
20213483Arquitetura para cidades no MéxicoMariana Martinez Wilderom ChagasVeronica Mei Ogasawara Diaz
20213484Arquitetura para cidades na ArgentinaMariana Martinez Wilderom ChagasVictoria Paz dos Santos
20213486Arquitetura para cidades na ArgentinaMariana Martinez Wilderom ChagasLorena Abib Penna Pagnan
20213487Arquitetura para cidades na América Latina: debates e contradições no século 21Mariana Martinez Wilderom ChagasYolanda Toscano Paulichi Battaglia Custódio
20213529História da Urbanização e fontes visuais: teoria, método e pesquisa Parte IIINestor Goulart Reis FilhoAyumi Kobayashi Ranzini
20202920A forma pátio, história e projeto na arquitetura latino-americana contemporânea: leitura e análiseNilce Cristina Aravecchia BotasLarissa Nascimento Superti
20213429Cultura Material entre Ásia, África e América: objetos mencionados nos inventários das Igrejas dos jesuítas em Salvador e em Belém da Cachoeira na Bahia (1759-1760) PUBRenata Maria de Almeida MartinsBarbara Carneiro Servidone
20213499Objetos Tukano (Yepá Mahsã) nos acervos etnográficos e museológicosRenata Maria de Almeida MartinsAnna Heloisa Segatta
20213509Rio Itapicuru: fontes para os estudos sobre paisagem, ocupação e patrimônioRenata Maria de Almeida MartinsKarine Nascimento dos Reis
20213473Cidade, uberização e viração: o trabalho em aplicativo e o urbanoIsadora de Andrade GuerreiroJuliana Pantaleao de Mello Cornacchioni
20213431Análise da produção habitacional na Zona Leste do município de São Paulo no período pós Plano Real: lógicas de produção e impacto no territórioLuciana de Oliveira RoyerBeatriz Amancio Pereira
20213531Instrumentos de mobilização das terras públicas na cidade de São Paulo (2000-2020): destinação social ou privatização / desestatização?Paula Freire SantoroAmanda Silber Bleich
20213360Dinâmicas demográficas e crescimento urbano na Região Metropolitana de São Paulo – o avanço da urbanização e o adensamento da RMSP – infraestruturas associadas às transformações do uso do soloAngelo Salvador Filardo JúniorGabriela de Freitas Morais
20213438Os sistemas de espaços livres na transformação contemporânea da paisagem: espaços livres públicos na Região Metropolitana de São PauloEugênio Fernandes QueirogaLucia Louro Silva
20213510Design gráfico popular: estudo multiplataforma da Revista Tititi, do impresso às redes sociaisGustavo Orlando Fudaba CurcioVictoria Tzung Lima Soares
20213513Design editorial contemporâneo: análise e diagnóstico multiplataforma da Revista CarasGustavo Orlando Fudaba CurcioFernanda Soares Kajita
20213424Famílias tipográficas em anúncios comerciais veiculados no Almanack Illustrado do Lavrador Paulista (1908), impresso pela Tipografia HenniesJade Samara PiaiaAndressa Licka Shimizu
20212907Estudo de jornada do usuário para monitoramento digital de pacientes com asmaLeandro Manuel Reis VellosoGiselle Akemi Tsukahara Jensen
20213337Memória Gráfica: pós-modernismo gráfico e a revista da Associação dos Designers Gráficos no BrasilMarcos da Costa BragaLuisa Vasconcellos Rodrigues
20213356Memória tipográfica paulistana: A Viúva Sobral e o repertório tipográfico de sua oficina de impressão entre 1848 e 1866 PUBPriscila Lena FariasCamila Costa Santos Rosado
20213454Projeto de arquitetura de infraestruturas urbanas fluviais: navegação fluvial urbana no reservatório BillingsAlexandre Carlos Penha DelijaicovCaetano Amadeus de Andrade Moreno
20213455Projeto de arquitetura de infraestruturas urbanas fluviais: um centro de educação ambiental flutuante para a represa BillingsAlexandre Carlos Penha DelijaicovGiovana Vilar Araujo
20213492Projeto de arquitetura de infraestruturas urbanas fluviais: ecoporto da microbacia do córrego Tanquinho PUBAlexandre Carlos Penha DelijaicovJoao Gabriel Santos Lopes de Oliveira
20213493Projeto de arquitetura de equipamentos públicos: arquitetura pública e cultura de projeto PUBAlexandre Carlos Penha DelijaicovÂngelo Gomes dos Santos
20213495Projeto de arquitetura de equipamentos públicos: equipamentos públicos municipais de educação básicaAlexandre Carlos Penha DelijaicovEric Dick de Paula
20213530Projeto de arquitetura de equipamentos públicos: arquitetura pública e cultura de projetoAlexandre Carlos Penha DelijaicovLucas Silveira Borges
20213532Projeto de arquitetura de habitação social: casco universal PUBAlexandre Carlos Penha DelijaicovTawane Vale Castori
20213500Arquitetura e cidade | SESC 24 Maio e o centro da metrópole paulistanaLuis Antonio JorgeJose Augusto Beltrami Filho
20213515Habitação coletiva e espaço urbano em palafitas.Marcos Leite RosaLuiza Nubile Maynart Lemos
20213517Habitação coletiva e espaço urbano no Brasil: Parque Residencial ManausMarcos Leite RosaLaura Portela Juvino
20213518Habitação coletiva e espaço urbano em São Paulo: Conjunto Habitacional Jardim São FranciscoMarcos Leite RosaGiovanna Romanelli Amorim
20213522Habitação coletiva e espaço urbano em São Paulo: Comuna Urbana Dom Helder CâmaraMarcos Leite RosaIsadora da Costa Barro Novo
20213521Compreendendo a cidade em suas múltiplas dimensões: letramento enquanto estratégia interdisciplinar no planejamento urbano, finanças públicas e direitoLuciana de Oliveira RoyerRaphael Resende Furlan
20213533E quem não tem onde morar? – As parcerias público-populares (PPPops) na efetivação do direito à moradiaLuciana de Oliveira RoyerGabriel Grandisky Lerner
20213475A construção e o apagamento de imagens e de imaginários urbanos: aspectos contemporâneos da produção de grafite na cidade de São Paulo FAPESPArtur Simões RozestratenLorena Avallone Mendonca
20213476Web e Lugares, Um estudo sobre o estado da arte quanto à contribuição fotográfica para os imaginários paulistanos FAPESPArtur Simões RozestratenGuilherme Kenji Chinoque Ribeiro
20213497Criação de modelos BIM para projetos HIS com vistas ao projeto dos custosMarcelo Eduardo GiacagliaSarah Barbosa Martins Silva
20213258Bem-estar no ambiente urbano: percepção e o comportamento do usuário. Sistematização bibliográficaRoberta Consentino Kronka MülfarthCamilla Gomes Vitorino Alves
20213415O papel da arquitetura na saúde mental: contribuições do ambiente na redução do estresse, ansiedade e depressão.Roberta Consentino Kronka MülfarthThais Rie Tanaka
20213346Edifícios residenciais multifamiliares envidraçados na cidade de São Paulo: caracterização para estudos de desempenho.

Período: 30/09/2021 a 29/09/2022 – PIPAE

Denise Helena Silva DuarteThais Sayuri Hashimoto Kanada
20213393Soluções Baseadas na Natureza (SBN): sistematização de estratégias para adaptação à mudança do clima e potenciais aplicações para o PlanClimaSP – Período: 30/09/2021 a 29/09/2022 – PIPAEDenise Helena Silva DuarteLeticia Crevatin
20213400Cartografias experimentais no enfrentamento à pandemia Período: 30/09/2021 a 29/09/2022 – PIPAERaquel RolnikLuiza Pavanelli Mateo
20213253ELAS POR ELAS: Plataforma digital interativa em apoio a comunidadeAlessandra R. P. ShimomuraIsadora de Lima Sanches

 

 

Expediente
Prof. Dr. Artur Simões Rozestraten
Presidente da Comissão
Profa. Dra. Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
Vice-Presidente da Comissão
Elizabete Melchior dos Reis
Secretária
Contato:
cpqfau@usp.br
+55 (11) 3091.4534
Atendimento ao público:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 (intervalo das 12h às 13h)