Empréstimo/reserva/renovação

Empréstimo domiciliar de itens da coleção liberados para circulação: livros, revistas, folhetos, trabalhos acadêmicos (trabalhos finais de graduação, dissertações e teses), CDs e DVDs.

O empréstimo unificado (Portaria GR 5.536, de 29/2/2012) permite que alunos regularmente matriculados, docentes e funcionários usufruam desse serviço em qualquer biblioteca da USP*, além de poder reservar itens emprestados (limite de 3 itens) e renovar o prazo de empréstimo via web ou aplicativo (até 3 renovações**desde que o prazo não esteja vencido*** e de que não haja reserva para o item). Confira os tutoriais: Como reservar um item que estiver emprestado e Como renovar os itens da sua conta

Cota de itens para empréstimo e prazos:

Para realizar os empréstimos, é obrigatória a apresentação da carteirinha USP ou documento oficial com foto.

Alunos de graduação; funcionários; alunos de intercâmbio; ex-alunos da FAU e usuários especiais são considerados usuários locais, logo o serviço de empréstimo fica restrito à faculdade:
– 10 itens por 10 dias consecutivos

Alunos de pós-graduação e pós-doutorado:
– 15 itens por 20 dias consecutivos

Docentes em exercício ou aposentado que continue a desempenhar atividades na USP:
– 20 itens por 30 dias consecutivos

Para solicitar empréstimo de acervo da EACH, Unicamp e Unesp consultar informação sobre o serviço de EEB – Empréstimo entre Bibliotecas.

*É fundamental manter o cadastro atualizado apresentando no balcão de atendimento:
– comprovante de vínculo ativo com a USP
– carteirinha USP ou documento oficial com foto
– comprovante de residência

**Ao atingir o limite de renovações, se houver interesse em continuar com o material, é necessário apresentá-lo na respectiva biblioteca para realizar novo empréstimo desde que não haja impedimentos.

***Um dia após o vencimento do prazo de empréstimo o material já está atrasado. Isso implica em bloqueio automático para os serviços de empréstimo e renovação em qualquer biblioteca da USP. No momento da devolução, o período de suspensão é calculado automaticamente multiplicando-se a quantidade de itens em atraso pela quantidade de dias consecutivosao vencimento do prazo (inclusive sábado, domingo e feriados). A suspensão é cumprida em dias consecutivos.
Recomendamos antecipar a renovação para evitar imprevistos.